Carrefour (CRFB3) vende fatia de 60% em operação no Taiwan por 2 bilhões de euros

O Carrefour (CRFB3) anunciou nesta terça-feira (19) que fechou acordo para a venda de sua fatia de 60% na operação em Taiwan para a Uni-President.

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A Uni-President, anteriormente sócia na operação, se torna a única dona da companhia no país. “Esta operação avalia o Carrefour Taiwan em 2 bilhões de euros”, diz a nota divulgada pelo Carrefour.

A companhia foi fundada em 1987 via uma joint venture entre o Carrefour e a Uni-President, atualmente com aproximadamente 15 mil funcionários e 340 lojas, sendo 68 hipermercados e 272 supermercados e lojas premium, e ainda 129 shopping centers. A Uni-President é um conglomerado de serviços e varejo de Taiwan que opera a 7-Eleven no país.

O Ebitda do Carrefour Taiwan em 2021 foi de 243 milhões de euros, e a receita excluindo impostos, 2,5 bilhões.

Por fim, a empresa anunciou que o Carrefour Taiwan continuará a usar a marca da empresa nos próximos anos, sem especificar prazos. O fechamento do negócio está sujeito à autorização das autoridades de concorrência de Taiwan e, se aprovado, deve entrar em vigor em meados de 2023.

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“Após a conclusão da aquisição do Grupo Big no Brasil em junho passado, esta transação completa o reequilíbrio geográfico do Carrefour e reforça o peso de seus principais mercados na Europa e na América Latina”, afirma o comunicado global.

Carrefour (CRFB3) investirá R$ 2,1 bilhões para ‘converter’ 124 lojas do Grupo Big

Carrefour (CRFB3) investirá uma cifra de R$ 2,1 bilhões para efetivar a conversão de 124 lojas (de um total de 374) do Grupo Big em unidades suas. Segundo a companhia, o trabalho será iniciado de imediato, e a conclusão está prevista para o fim de 2023.

As conversões do Grupo Big foram definidas assim: 38 lojas do Maxxi Atacado, 28 do Big e 4 do TodoDia passarão a operar sob a marca Atacadão (do Grupo Carrefour). Outras 47 unidades do Big vão virar Carrefour e, por fim, 7 unidades do Big serão transformados em Sam’s Club.

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Esse processo acontecerá em dois formados, sendo que 35 lojas passarão por uma desmobilização, com fechamento por dois meses. Mas outras 89 lojas não precisarão ser desmobilizadas por inteiro e serão fechadas por apenas três dias para as mudanças.

Dos R$ 2,1 bilhões previstos com as conversões, R$ 1,9 bilhão virá de investimentos (capex) e R$ 200 milhões em despesas operacionais (opex), segundo descrito na apresentação.

Com a conversão das unidades, o grupo espera um aumento relevante na densidade das vendas.

Hoje, os hipermercados da bandeira Big vendem R$ 13 mil/m2, enquanto as lojas do Carrefour e Sam’s Club chegam a R$ 23 mil/m2, cada, e o Atacadão, R$ 35 mil/m2.

Há uma “produtividade material a ser conquistada através da conversão de lojas”, afirma a direção no documento.

A apresentação destaca o Sams Club como um dos principais aceleradores do crescimento do novo grupo. A bandeira tem potencial para inauguração de 40 novas lojas nos próximos quatro anos, de acordo com o documento.

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Esse potencial está principalmente na região metropolitana de São Paulo e Rio de Janeiro, seguido de capitais e cidades de grande e médio porte.

O Sams Club já tem 43 lojas em operação e chegará a 50 após a conversão de sete unidades do Big durante o processo de integração entre as empresas. A rede conta com 2,1 milhões de sócios, dos quais 1,2 milhão de membros pagantes no momento. O negócio é voltado para o público de classes A e B, com maior poder aquisitivo.

Cada cliente do Sams Club gasta R$ 340 na sua cesta média enquanto no Carrefour esse gasto é de R$ 140. Os produtos importados respondem por 19% das vendas da rede, e os itens da marca própria contribuem com 15%, em um sinal de boa aceitação.

Cotação

A ação do Carrefour opera em alta de 0,65%, às 16h35, cotada a R$ 17,05. No ano, acumula ganhos de 19,06%.

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Victória Anhesini

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