Grupo Caoa vence disputa e vai fabricar carros da Hyundai por mais 10 anos

O Grupo Caoa, brasileiro e do setor automobilístico, obteve o direito de renovar o contrato de produção e distribuição por mais 10 anos com a Hyundai. A decisão foi tomada em um tribunal arbitral em Frankfurt, na Alemanha, e divulgada nesta quinta-feira (22).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

A disputa começou em meados de 2018, quando a Hyundai Motors decidiu pelo rompimento do contrato que garantia ao Grupo Caoa a possibilidade de importar e fabricar veículos da empresa coreana por um período de 20 anos.

No contrato, era previsto que a renovação seria automática ao fim dos 10 primeiros anos – em prazo que venceu no dia 30 de abril de 2018. Contudo, 18 dias antes a Hyundai havia comunicado que iria decidir pelo rompimento do contrato.

Na ocasião, o advogado do Grupo Caoa, Sérgio Bermudes, havia dito que a companhia coreana não apresentou nenhuma justificativa para o rompimento e também propôs um novo prazo de validade para o acordo, de dois anos.

Em entrevista ao Jornal do Carro, do Estado de S. Paulo, o advogado também afirmou que a “Hyundai havia percebido o potencial do mercado brasileiro e o trabalho que a Caoa fez no País”.

Atualmente, o Grupo Caoa é distribuidor das marcas Subaru, Hyundai e Chery no Brasil.

O fundador e presidente do conselho do grupo Caoa, Carlos Alberto de Oliveira Andrade, confirmou que a Hyundai pretendia, de fato, manter a parceria, porém com contratos de duração reduzida, segundo informação dada ao jornal Valor Econômico.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Hyundai retomou produção em Piracicaba

Depois de ficar dez dias completamente parada, a fábrica da automobilística coreana em Piracicaba, no interior de São Paulo, retomou ontem a produção em um turno. A retomada se deu nesta segunda-feira (19), com a antecipação do retorno, que era previsto apenas para o dia 26.

O terceiro turno da fábrica da Hyundai, onde são montados os modelos HB20 e Creta, estava suspenso desde o dia 31 de maio, enquanto o expediente da tarde, no segundo turno, ficou com a produção interrompida por quase um mês.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião