Câmara mantém veto presidencial a reajuste do funcionalismo público

A Câmara dos Deputados votou nesta quinta-feira (20) pela manutenção do veto presidencial, que proíbe a concessão de reajustes a servidores públicos, que evita um impacto nas contas públicas de quase R$ 120 bilhões.

Em votação folgada, foram 316 votos de deputados a favor do veto, e 165 contra. Para derrubar a medida do presidente da República, Jair Bolsonaro (sem partido), eram precisos 257 votos de deputados. Com isso, sem chegar ao patamar mínimo, a Câmara conseguiu manter o veto presidencial e reverter uma derrota do governo federal.

A decisão ocorre após o Senado derrubar o ato na última quarta-feira (19), com votos inclusive de parlamentares a aliados da administração Bolsonaro.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Depois da votação no Senado, foi realizado uma grande articulação política, liderada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e líderes do centrão. O resultado também representa uma vitória para o novo líder do governo na Câmara, Ricardo Barros (PP-PR).

Sem reversão da Câmara é impossível governar, diz Bolsonaro

Após a derrota no Senado, o presidente Bolsonaro criticou a derrubada afirmando que seria “impossível governar o Brasil” caso a Câmara dos Deputados não reverta a decisão.

“Ontem o Senado derrubou um veto que vai dar prejuízo de R$ 120 bilhões para o Brasil. Então eu não posso governar um país”, pontuou o mandatário. “Se esse veto [não] for mantido na Câmara, é impossível governar o Brasil, impossível. É responsabilidade de todo mundo ajudar o Brasil a sair do buraco”.

“Essa decisão [da Câmara] é muito importante hoje porque o presidente vai eventualmente anunciar uma prorrogação do auxílio emergencial, e esse impacto pode e vai certamente mudar a possibilidade dos valores e do prazo que esse auxílio vai ser prorrogado”, afirmou o líder do governo na casa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião