Cade aprova compra da Cesp pela Votorantim e grupo canadense

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) publicou nesta sexta-feira, 16 de novembro, a aprovação sem restrições da compra do controle da empresa de eletricidade Cesp pela Votorantim Energia em parceria com a canadense CPPIB.

Segundo o Cade a compra é uma “oportunidade de negócio em linha com a estratégia da empresa em continuar investindo na geração de energia elétrica renovável no Brasil”, em relação a Votorantim.

Enquanto para CPPIB, o Conselho enxerga que o acorde tem peso na “expansão de sua parceria com a Votorantim Energia e o compromisso de longo prazo da empresa com Brasil”.

Já para a Ceso, o negócio é sequência do Plano Estadual de Desestatização (PED) que o governo paulista faz com a empresa de eletricidade.

O órgão de controle também ressaltou: “ainda que pudesse ser aventada uma integração vertical entre os mercados de geração e comercialização de energia, a operação não tem o condão de causar prejuízos à concorrência em razão da baixa participação da requerentes tanto no mercado a jusante quanto no mercado a montante”.

O negócio aprovado pelo Cade envolverá um valor superior a R$ 3 bilhões. O consórcio entre Votorantim Energia e CPPIB terá controle de 40,6% da Cesp.

Mateus Vasconcellos

Compartilhe sua opinião