Brexit: UE pressiona Reino Unido a seguir com negociações sobre acordo comercial

A União Europeia (UE) informou nesta terça-feira (20) ter pressionando o Reino Unido para continuar com as negociações com a finalidade de chegar a um acordo comercial antes do período de transição do Brexit, o qual termina no dia 31 de dezembro de 2020.

Pelo segundo dia consecutivo, o chefe da equipe de negociação da UE, Michel Barnier, teve um diálogo por telefone, com David Frost, que lidera as conversas sobre o acordo do Brexit pelo lado do Reino Unido.

Após o diálogo, Barnier publicou em sua conta de twitter: “Conversei hoje de novo com David Frost. Minha mensagem: Nós devemos aproveitar ao máximo o pouco tempo que resta. Nossa porta continua aberta”.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

Vale ressaltar que as negociações foram suspensas pelo primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, na última sexta-feira (16). Johnson tinha solicitado aos britânicos para se preparem para viver sem um acordo comercial com a UE.

Brexit: Reino Unido pode prorrogar prazo para concluir negociações com UE

O Reino Unido informou na última quarta-feira (14) que permitirá que as negociações com a União Europeia sigam além do prazo estabelecido pelo primeiro ministro britânico, Boris Johnson, que deveriam ocorrer na quinta-feira (15). O acordo buscado pelas duas partes refere-se às relações comerciais após o fim do período de transição do Brexit.

A União Europeia divulgou notas após Johnson e a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, terem dialogado. Ambos os lados expressaram insatisfação com a falta de avanços nas negociações do Brexit, informou a nota.

Segundo o escritório do premiê britânico, o primeiro ministro britânico deve aproveitar a cúpula de líderes da UE, a qual iniciará amanhã, para decidir sobre o prazo determinado antes de definir os próximos passos do Reino Unido.

Saiba Mais: Brexit: Reino Unido pode prorrogar prazo para concluir negociações com UE

Vale ressaltar que recentemente a UE já havia dado indícios de que aceitaria prorrogar as negociações até o início de novembro, limite para que um possível acordo entre as partes possa ser traduzido para todas as línguas dos países-membros da União Europeia e aprovado pelo Parlamento Europeu.

O período de transição do Brexit termina em 31 de dezembro. Caso o impasse se mantenha, as relações comerciais entre Reino Unido e UE voltam a seguir as regras estabelecidas pela Organização Mundial de Comércio (OMC).

 

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião