Braskem (BRKM5) terá venda fatiada em operação nos EUA, diz jornal

A operação americana da Braskem (BRKM5) deve ser vendida em separado para que a Novonor (ex Odebrecht) possa ampliar os lucros vendendo sua fatia de 50,1% na companhia. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Enquanto isso, a operação brasileira da Braskem não deve ser vendida em partes separadas. A ideia é que as fábricas americanas seriam subvalorizadas, caso ligadas às operações brasileiras.

Além disso, petroquímicas dos Estados Unidos estariam interessadas na negociação, em razão de ganhos de escala.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Até o fim de junho as propostas de compra para a fatia de 50,1% da Novonor na Braskem devem ser apresentadas, enquanto ainda nesta semana fundos dos EUA discutem a negociação.

A condução se dá pelo Morgan Stanley, banco de investimentos americano.

Um dos interessados na fatia seria o Mubadala, companhia de investimentos dos Emirados Árabes Unidos. A venda de refinaria RLAM, localizada na Bahia, já teve o fundo soberano dos Emirados como comprador, com previsão de ter aquisição totalmente fechada até o fim de 2021.

Além disso, após a compra da Sasol pela Lyondell Basell em outubro, a mesma não teria mais interesse em uma fatia de 100% da Braskem. Ainda em 2019 a companhia holandesa quase comprou a petroquímica inteira e, agora, segue com interesses em relação à fatia societária.

Braskem despontou no início do mês

Na lacuna de tempo da primeira semana de junho, a Braskem teve um desempenho de 13,86% de alta nas ações, sendo a segunda melhor companhia do Ibovespa no acumulado de sete dias.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

O desempenho foi catapultado por  mudanças em práticas de governança corporativa.

Cotação atual de BRKM5

Atualmente cada ação ordinária de Braskem apresenta um preço de R$ 56,90, após queda de 1,24% no pregão de quarta-feira (17).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião