Braskem (BRKM5) lidera perdas do Ibovespa após Citi cortar recomendação; entenda

Em dia de pregão encurtado por conta do feriado de Quarta-feira de Cinzas, as ações da Braskem (BRKM5) aparecem entre os destaques negativos da sessão. Por volta das 14h, os papéis da companhia recuam 4,09%, a R$ 9,39. 

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2026/02/Banner-Materias-01-Dkp-1420x240-Versao-Captura-antecipacao-pre-venda-png.webp

A forte variação negativa dos ativos acontece após o Citi rebaixar novamente a recomendação para as ações da Braskem. Os analistas da instituição financeira cortaram a indicação de neutra para venda. 

Além disso, o Citi aponta um preço-alvo de R$ 8 para as ações BRKM5, que indica uma queda de mais de 18% frente à cotação atual dos ativos. 

Por que o Citi rebaixou o preço-alvo das ações da Braskem (BRKM5)?

O principal motivo do rebaixamento é a deterioração dos fundamentos da indústria petroquímica global. Segundo os analistas do Citi, o setor segue enfrentando excesso de oferta e spreads comprimidos nas principais cadeias produtivas, o que reduz margens e limita a geração de caixa.

Além disso, o início de 2026 teria reforçado essa tendência de enfraquecimento, com poucas perspectivas de melhora no curto prazo. Para o banco, a recente valorização dos papéis da companhia não reflete esse cenário mais desafiador.

Outro ponto central é a situação financeira da Braskem. O Citi destaca uma aceleração da queima de caixa nas operações recorrentes, ainda que a companhia mantenha liquidez considerada robusta no momento.

O banco também vê maior probabilidade de eventos negativos para o acionista no curto prazo, como um eventual aumento de capital, renegociação de dívidas com possíveis perdas para credores ou até um pedido de recuperação extrajudicial.

Diante desse contexto, o Citi revisou suas estimativas e passou a projetar um Ebitda mais fraco tanto no quarto trimestre quanto ao longo de 2026. Mesmo com o preço-alvo mantido, a casa entende que o risco-retorno das ações da Braskem (BRKM5) ficou menos atrativo.

Tags
Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião