Brasil vai à OMC por embargo das Filipinas contra importação de frango

O governo federal vai à Organização Mundial do Comércio (OMC) contra a decisão das Filipinas de suspender a importação de frango do Brasil. As informações foram publicadas neste domingo (16) pelo “Estadão Conteúdo”.

O país do Sudeste asiático anunciou na última sexta-feira (14) que iria barrar temporariamente importações de carne de frango do País, após a China ter indícios do novo coronavírus em um carregamento de asas produzidas no Brasil. O Ministério da Agricultura, contudo, não recebeu nenhuma notificação oficial e irá cobrar do governo filipino na OMC uma explicação para o embargo.

Em entrevista ao “Estadão/ Broadcast”, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, que as Filipinas já haviam expressado uma preocupação em proteger seus produtores de frango e que tomou a decisão sem ter provas de que houve contaminação.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

“O Brasil vai reagir. Não podemos misturar uma situação comercial com uma notícia que não tem confirmação. Um assunto comercial não se mistura com a pandemia”, declarou a chefe da pasta.

Dessa forma, a avaliação do governo brasileiro, os filipinos se aproveitam da pandemia para elevar o protecionismo. A embaixadora das Filipinas no Brasil foi convocada a se explicar junto à pasta, considerado um constrangimento. E, embora o país não seja um grande destino para exportações brasileiras, a reação será forte para “estancar a sangria” e evitar que os filipinos sejam seguidos por outras nações.

Brasil deve apresentar Preocupação Comercial Específica na OMC

O País ainda deverá apresentar na OMC uma Preocupação Comercial Específica em relação ao caso, isto é, um reclame contra um país que não esteja cumprindo as regras de comércio conforme determinado pela organização internacional.

“Já prevíamos o aumento do protecionismo, e espero que não [haja um efeito cascata]. Só sei te dizer que, se as coisas forem pelo método científico, o Brasil está fazendo o seu trabalho”, afirmou a ministra.

O governo federal solicitou informações às autoridades chinesas sobre os testes e espera receber os resultados no início da próxima semana. Segundo Cristina, não houve uma ação efetiva de Pequim em relação ao frango brasileiro, tampouco a unidade de que partiu a amostra que estaria supostamente contaminada teve a importação suspensa.

“É muito precipitado. O Ministério da Agricultura só vai se pronunciar sobre o caso na hora que estiver informações oficiais”, acrescentou a ministra.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião