Bolsonaro vai assinar medida contra fraudes na Previdência, diz secretário

O secretário especial da Previdência e do Trabalho, vinculada ao Ministério da Economia, Rogério Marinho, afirmou nesta quarta (9) que o presidente Jair Bolsonaro vai assinar até a próxima segunda uma medida provisória contra fraudes no sistema previdenciário.

De acordo com Marinho, o objetivo da medida é impedir concessões “indevidas” de benefícios. Ele se encontrou com Jair Bolsonaro e os ministros Paulo Guedes (Economia) e Onyx Lorenzoni (Casa Civil) no Palácio do Planalto.

Com a medida, o governo quer ter uma “economia bastante razoável para ajudar o nosso esforço fiscal”. O secretário não deu detalhes do quanto seria essa economia. “Esse número ainda está sendo finalizado”, disse. No entanto, afirmou que ela estaria “na casa dos bilhões”.

Saiba mais: Bolsonaro decidirá reforma da Previdência na semana que vem, diz Onyx

Bolsonaro deve assinar a MP até segunda-feira e poderemos explicar detalhadamente esse projeto que combate a fraude, aperfeiçoa os mecanismos de validação do benefício e atende uma preocupação de todos, que é fazer o dever de casa antes de fazer a reforma da Previdência“, declarou a jornalistas após o encontro.

Saiba mais: Reforma da Previdência: confira quais são os cenários para 2019

Ele também disse que há “indícios de ilicitude” em mais de dois milhões de benefícios da Previdência e que, por isso, eles precisam ser auditados. Isso seria feito por meio de uma espécie de mutirão, segundo Rogério Marinho.

Guilherme Caetano

Compartilhe sua opinião