Bolsonaro é gravado pedindo para Onyx negociar com Bebianno

O ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, ligou por engano a um jornalista do jornal O Globo enquanto falava com o presidente Jair Bolsonaro ao telefone. Um trecho da gravação foi divulgada pelo jornal na noite desta quarta (20).

Na conversa com Onyx, realizada por volta das 16h50, o presidente Bolsonaro se mostrou preocupado pelo fato do ex-ministro da Secretaria-Geral, exonerado na segunda (18), ainda representá-lo em processos judiciais. O ministro então diz para o presidente que teria uma conversa reservada com Bebianno e promete “acertar” a questão.

Onyx Lorenzoni: “A Folha deu uma nota e o Antagonista acabou de reproduzir e ele [Bebianno] acabou de ligar e pediu para tirar. Que é o seguinte… Que ele estava preparando documentos e não sei o quê para atacar. Ele disse ao Jorge [possivelmente Jorge Oliveira, subchefe de Assuntos Jurídicos do Planalto]: ‘o que eu tinha para fazer, eu fiz ontem. Eu não dou mais nenhuma palavra, acabou tudo ontem. Eu tô te dando a minha palavra. Ok?’ Então, agora, no fim da tarde, para tu saber, eu vou lá dar uma conversada com ele.”

Jair Bolsonaro: “Você vai conversar com ele sobre as ações?”

Onyx Lorenzoni: “Eu vou conversar pessoalmente com ele sobre as ações.”

Jair Bolsonaro: “Se ele [Bebianno] me cobrar individualmente o mínimo, eu tô f… Tem que vender uma casa minha para poder pagar.”

É a segunda vez nesta semana que Bolsonaro tem uma conversa em sigilo vazada. Na última terça (19), o ministro demitido, Bebianno, divulgou uma troca de áudios no Whatsapp que teve com o presidente em 12 e 13 de fevereiro para negar as acusações de Carlos Bolsonaro de que estaria mentindo.

Saiba mais: Áudios confirmam conversas entre Bolsonaro e Bebianno, segundo revista

O caso começou quando o então ministro deu uma entrevista ao jornal O Globo, em 13 de fevereiro, dizendo que a relação entre ele e o presidente estava normal. Afirmou então que havia conversado três vezes com Bolsonaro no dia anterior. A declaração se deu no contexto de uma reportagem da Folha de S.Paulo que revelava um esquema de candidaturas laranjas no PSL, na época em que Bebianno presidia o partido.

Carlos, o filho mais novo do presidente, então escreveu no Twitter que o pai não havia em nenhum momento conversado com o ministro, chamando-o de mentiroso. A crise culimou na exoneração de Bebianno, já nesta semana.

Guilherme Caetano

Compartilhe sua opinião