Bolsonaro terá reunião ministerial nesta quinta-feira

Na manhã desta quinta-feira (03) ocorrerá a primeira reunião ministerial do novo governo, comandada pelo presidente da República Jair Bolsonaro. Marcada para às 9h no Palácio do Planalto, a reunião abordará o cronograma de anúncios de projetos que serão implementados.

Composto por Bolsonaro, o vice-presidente Hamilton Mourão, os 22 ministros e o chefe de gabinete da Presidência, o grupo recebe o nome oficial de Conselho de Governo.

“Vamos concluir hoje à tarde a totalização das mais de 50 medidas propostas e na reunião de quinta-feira vamos levar a ele para que comece a montar o cronograma de medidas que vamos fazer” disse o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, na cerimônia de transmissão de cargo que ocorreu ontem (02) no Palácio do Planalto.

Ainda segundo o ministro “dependendo da escolha dele [Bolsonaro], nós começamos, ou na sexta-feira ou na segunda-feira, o conjunto de medidas que nós vamos anunciar que vão facilitar a vida das pessoas”.

Saiba mais – Bolsonaro declara que Brasil e Argentina devem caminhar juntos 

Conselho de Governo

O Conselho de Governo tem o objetivo assessorar o presidente da República no desenvolvimento de diretrizes de ação governamental.

Assim, os membros do Conselho devem encontrar-se semanalmente, sempre às terças-feiras.

Jair Bolsonaro, inicialmente, havia agendado a primeira reunião para a próxima terça-feira (08). No entanto, decidiu adiantá-la.

Conforme afirmou Onyx Lorenzoni, os 22 ministros foram orientados nas últimas semanas a: reduzir a estrutura administrativa, cortar cargos comissionados, reduzir níveis hierárquicos nas pastas e melhorar a eficiência de serviços públicos.

Saiba mais – Bolsonaro assina decreto que define salário mínimo de R$ 998 em 2019 

Saiba mais – Em cerimônia de posse, Bolsonaro promete luta ao socialismo 

Posse de armas

Onyx Lorenzoni afirmou que Bolsonaro receberá nesta quinta-feira mais de 50 propostas dos novos ministros de Estado.

Lorenzoni citou Sérgio Moro, por exemplo, que assumirá o ministério da Justiça e tem trabalhado em um decreto para facilitar a posse de armas de fogo para cidadãos maiores de idade e sem antecedentes criminais.

“A questão da posse de armas, por exemplo, foi uma medida apresentada, e o ministro Sérgio Moro vem trabalhado em um decreto, que ele vem aprofundando, exatamente para poder permitir”, declarou o chefe da Casa Civil.

Bolsonaro, que defendeu a posse de armas de fogo durante sua campanha eleitoral, já havia mencionado o decreto em seu twitter, no último sábado (29).

Por decreto pretendemos garantir a POSSE de arma de fogo para o cidadão sem antecedentes criminais, bem como tornar seu registo definitivo.

— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) 29 de dezembro de 2018

O Estatuto do Desarmamento, sancionado por Lula em 2003, permite a compra e, em determinadas condições concedidas pela Polícia Federal, o porte de armas.

Ressalta-se que a posse de armas dá ao cidadão o direito de manter a arma em casa. Para sair de casa com a arma, o cidadão necessitará de uma autorização para porte.

Amanda Gushiken

Compartilhe sua opinião