12 de outubro: Bancos e bolsas irão funcionar no feriado? Veja o que abre e fecha no ‘Dia das Crianças’

No dia 12 de outubro, próxima quinta-feira e feriado do Dia de Nossa Senhora Aparecida e popularmente conhecido como Dia das Crianças, não haverá negociações da B3 e o expediente nos bancos será suspenso.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

O feriado nacional do Dia de Nossa Senhora Aparecida, também conhecido como o Dia das Crianças, terá alterações no funcionamento de instituições financeiras e outros estabelecimentos públicos.

Bancos não irão funcionar no feriado

O dia 12 de outubro está listado como um dos feriados bancários, segundo a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) e por isso as agências não irão funcionar.

Conforme definido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), em resolução de 2020, feriados de âmbito nacional não são considerados como dias úteis para fins de operações bancárias. A partir da sexta-feira (13), as agências voltam a abrir normalmente para atendimento.

Além disso, a Febraban indica que os canais digitais, como aplicativos e internet banking, são uma alternativa para quem precisar efetuar quaisquer operações, visto que os bancos físicos não estarão abertos.

O autoatendimento também estará disponível para os clientes no sábado (14) e no domingo (15).

Além disso, despesas comuns como conta de luz, água e telefone, por exemplo, provavelmente têm a possibilidade de serem pagas sem acréscimos na sexta-feira, dia 13.

“Atualmente, 8 em cada 10 operações bancárias são feitas pelos meios digitais, reflexo da comodidade, rapidez e segurança proporcionada por estes canais”, informa Walter Faria, diretor-adjunto de Serviços da Febraban.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

E a Bolsa de Valores no dia 12 de outubro?

De acordo com o Calendário da B3, no Dia de Nossa Senhora Aparecida, a Bolsa de Valores brasileira, a B3 (B3SA3) estará fechada e não abrirá para negociações.

“A B3 é a bolsa do Brasil. Temos operações originárias de todas as partes do país e um volume importante de negociações realizadas por investidores estrangeiros. Optamos então por considerar em nosso calendário apenas as datas de feriados nacionais”, afirma Thiago Ferraz, superintendente de negociação da B3.

Cale lembrar que a B3 apenas paralisa suas negociações em feriados nacionais. Em nível municipal ou estadual, como no próximo Dia da Consciência Negra (20 de novembro, uma segunda-feira), haverá negociação normal para os mercados de renda variável, incluindo ações, fundos imobiliários, ETFs, BDRs, derivativos, renda fixa privada e ETF de renda fixa.

Além disso, na sexta-feira (13/10) após o feriado do dia 12 de outubro, a Bolsa de Valores retoma o seu funcionamento normal, com horário de operações no mercado das 10h às 17h, segundo o horário de Brasília.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Camila Paim

Compartilhe sua opinião