Bolsa fecha no feriado da Consciência Negra? Saiba o que abre e fecha no dia 20 de novembro

No próximo dia 20 de novembro, o feriado do Dia da Consciência Negra é comemorado em seis estados brasileiros, em mais de mil cidades. A data em homenagem ao líder quilombola Zumbi dos Palmares pode modificar o funcionamento de alguns serviços básicos. Confira a seguir o que muda.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

O Dia da Consciência Negra por enquanto é reconhecido como um feriado estadual para as unidades federativas de Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso, Rio de Janeiro e São Paulo.

Além delas, algumas cidades brasileiras têm leis municipais que registram o dia 20 de novembro como feriado municipal, como em Boa Vista, capital de Roraima. No Distrito Federal, em Brasília, a data é considerada ponto facultativo.

Além disso, um projeto de lei em tramitação pretende tornar o Dia da Consciência Negra um feriado nacional. A proposta está para ser votada na Câmara dos Deputados, com aprovação do Senado.

Quem vai trabalhar no dia 20 de novembro?

No setor público, funcionários federais não terão ponto facultativo na segunda-feira, dia 20 de novembro.

Servidores públicos a nível municipal e estadual deverão ver qual é a posição do governo local.

Para as empresas privadas, todas aquelas em cidades ou estados que adotam o feriado do Dia da Consciência Negra deverão dispensar seus funcionários, conforme previsto em lei. Caso o colaborador trabalhe, terá direito a receber o salário do dia em dobro ou compensar a folga em outra data.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Bolsa e bancos vão funcionar no feriado do Dia da Consciência Negra?

A bolsa de valores brasileira abrirá normalmente na próxima segunda-feira (20), Dia da Consciência Negra, com negociações das 10h às 17h.

Segundo o calendário da B3 divulgado no início deste ano, as negociações da B3 (B3SA3) apenas serão paralisadas em feriados nacionais.

As negociações para os mercados de renda variável, incluindo ações, fundos imobiliários, ETFs, BDRs, derivativos, renda fixa privada e ETF de renda fixa seguirão normais. Além disso, operações de renda fixa e movimentações de garantias no Sistema Cetip, negociações e liquidações de títulos públicos do Tesouro Direto também terão os horários de funcionamento padrão.

Quanto aos bancos, o atendimento presencial em cidades onde a data é reconhecida será paralisado no dia 20 de novembro, com previsão de retomada na terça-feira (21).

Entretanto, os serviços de autoatendimento das agências bancárias seguirão o funcionamento normal para realização de transferências e pagamento de contas. Além disso, a maioria dos boletos já são automaticamente ajustados com as datas de vencimento.

Contas com vencimento para a segunda-feira (20) poderão ser pagas na terça-feira (21).

Funcionamento dos serviços no dia 20 de novembro

Conhecido por ser o último feriado antes do Natal, o Dia da Consciência Negra poderá atrasar algumas entregas. Nas localidades que reconhecem o feriado, o atendimento nas agências e unidades dos Correios será paralisado.

A Central de Atendimento ao Cliente (CAC), contudo, continuará disponível de forma automatizada. As atividades também serão retomadas na terça-feira (21).

Quanto ao transporte público na cidade de São Paulo (SP), as operações de linhas modificarão seu funcionamento. Linhas de trem da CPTM seguirão os horários mais intercalados similares aos domingos e frotas de ônibus da EMTU também terão operações com as frequências de dias de fim de semana no dia 20 de novembro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Camila Paim

Compartilhe sua opinião