Black Friday 2020: vendas online somam R$ 4,02 bilhões

As vendas online na Black Friday, considerando o período entre a quinta-feira e sexta-feira (27), registraram um crescimento de 25,1% em relação ao mesmo intervalo do ano passado, somando R$ 4,02 bilhões na edição deste ano, segundo levantamento feito pela Ebit/Nielsen.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

De acordo com a pesquisa, ao todo foram mais de seis milhões de pedidos gerados nesta Black Friday, o equivalente a uma alta de 15,5%.

A percepção foi de que o “esquenta da Black Friday“, vendas feitas antes da data oficial, foi uma estratégia acertada. Com as promoções durando mais tempo, as compras acabaram sendo realizadas ao longo de todo o mês de novembro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

“A pandemia fez os consumidores terem um comportamento diferente. As compras ficaram diluídas e o comércio eletrônico soube aproveitar o momento e fisgá-los com descontos, oportunidades e atratividades”, afirmou a líder de Ebit/Nielsen, Julia Ávila.

Desse modo, entre os dias 19 a 27 de novembro, o faturamento foi de R$ 6 bilhões, 30,1% a mais que as vendas de 2019. Nesse intervalo, incluindo o esquenta, foram gerados 10,63 milhões de pedidos, q um aumento de quase 20% na base anual. “O esquenta deste ano ganhou muita relevância. Isso mostra que um esquenta Black Friday mais forte é uma tendência para os próximos anos”, afirma Julia.

Conforme levantamento, apenas na sexta-feira o faturamento ficou em R$ 3,1 bilhões, um aumento de 24,8%.

Reclame Aqui registra 9.160 reclamações na Black Friday

O site Reclame Aqui registrou 9.160 reclamações ao longo da Black Friday, uma expansão de 4,09%. Segundo o pesquisa, 27,01% das reclamações foram sobre propaganda enganosa, seguida de problemas na finalização da compra (10,12%) e divergência de valores (9%).

Entre as 10 empresas mais reclamadas, se destacam as companhias que compõem o chamado Universo Americanas, a B2W Digital (BTOW3), a plataforma de logística Let’s e a fintech de negócios Ame Digital.

O marketplace terceirizado das Lojas Americanas (LAME4) teve o maior número de chamados na Black Friday, com 471, enquanto sua loja online ficou em 4º (289).

(Com Estadão Conteúdo)

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião