Genial recomenda compra da Itaúsa (ITSA4): “Grande potencial de valorização”

Genial recomenda compra da Itaúsa (ITSA4): “Grande potencial de valorização”
Itaúsa (ITSA4) Foto: Divulgação

No dia da Black Friday, a Genial Investimentos recomenda a compra da Itaúsa (ITSA4) que negocia na Bolsa com desconto de 23%. Segundo a casa de análise, a holding, controladora do Itaú (ITUB4), passou por uma série de transformações que são gatilhos nos próximos anos para fechar uma boa parte do desconto.

“Muitos encaram que com esse desconto de 23% das ações da Itaúsa em relação aos seus ativos, um investimento na empresa seria o mesmo que comprar os dividendos do Itaú a um preço mais baixo. No entanto, nós argumentamos que existem outros motivos estruturais para que esse desconto reduza”, informou o relatório da Genial.

Na análise, a empresa aponta dois gatilhos para fechar parte do desconto.

  1. Proposta da reforma tributária de extinguir os juros sobre capital próprio (JCP), mitigando a ineficiência fiscal da holding, que hoje é calculada em 6,9%
  2. Venda das ações da XP, que apesar de ocorrerem gradualmente devem converter ativos em caixa

Além disso, a Genial acredita que a Itaúsa vem fazendo uma boa alocação de capital em teses de infraestrutura, podendo se beneficiar dos marcos do saneamento e gás, especificamente com suas participações na NTS, Copa Energia e Agea.

“Tendo em vista gatilhos para redução do desconto e cenário favorável em investidas reiteramos a nossa recomendação de compra para ITSA4“, diz o relatório. A recomendação tem como preço-alvo R$ 13,89, potencial de valorização (upside) de 38,48%.

De acordo com a casa, em razão das ineficiências, geralmente as holdings são mais baratas do que a soma das partes de suas subsidiárias. No entanto, a diferença entre o preço de Itaúsa e as somas das partes de todos seus investimentos (incluindo o Itaú), cresceu para 22,7% no terceiro trimestre deste ano, tendo saído de 18,7% no terceiro trimestre de 2019, movimento que aumentou ainda mais a disparidade de dividend yield.

“Além disso, vemos o desconto como excessivo na medida em que, na nossa visão, as despesas tributárias, administrativas e o risco de alocação justificam um desconto de somente 10,7%, muito abaixo do praticado”.

Cotação da Itaúsa

As ações da Itaúsa fecharam em queda de 1,99%, negociadas a R$ 9,83. Já o Ibovespa fechou em baixa de 3,39%, a 102.224 mil pontos, resultado do temor do mercado com a nova variante do coronavírus, descoberta na África do Sul.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião

Receba as notícias em seu e-mail

EU QUERO