Genial recomenda compra da Itaúsa (ITSA4): “Grande potencial de valorização”

No dia da Black Friday, a Genial Investimentos recomenda a compra da Itaúsa (ITSA4) que negocia na Bolsa com desconto de 23%. Segundo a casa de análise, a holding, controladora do Itaú (ITUB4), passou por uma série de transformações que são gatilhos nos próximos anos para fechar uma boa parte do desconto.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

“Muitos encaram que com esse desconto de 23% das ações da Itaúsa em relação aos seus ativos, um investimento na empresa seria o mesmo que comprar os dividendos do Itaú a um preço mais baixo. No entanto, nós argumentamos que existem outros motivos estruturais para que esse desconto reduza”, informou o relatório da Genial.

Na análise, a empresa aponta dois gatilhos para fechar parte do desconto.

  1. Proposta da reforma tributária de extinguir os juros sobre capital próprio (JCP), mitigando a ineficiência fiscal da holding, que hoje é calculada em 6,9%
  2. Venda das ações da XP, que apesar de ocorrerem gradualmente devem converter ativos em caixa

Além disso, a Genial acredita que a Itaúsa vem fazendo uma boa alocação de capital em teses de infraestrutura, podendo se beneficiar dos marcos do saneamento e gás, especificamente com suas participações na NTS, Copa Energia e Agea.

“Tendo em vista gatilhos para redução do desconto e cenário favorável em investidas reiteramos a nossa recomendação de compra para ITSA4“, diz o relatório. A recomendação tem como preço-alvo R$ 13,89, potencial de valorização (upside) de 38,48%.

De acordo com a casa, em razão das ineficiências, geralmente as holdings são mais baratas do que a soma das partes de suas subsidiárias. No entanto, a diferença entre o preço de Itaúsa e as somas das partes de todos seus investimentos (incluindo o Itaú), cresceu para 22,7% no terceiro trimestre deste ano, tendo saído de 18,7% no terceiro trimestre de 2019, movimento que aumentou ainda mais a disparidade de dividend yield.

“Além disso, vemos o desconto como excessivo na medida em que, na nossa visão, as despesas tributárias, administrativas e o risco de alocação justificam um desconto de somente 10,7%, muito abaixo do praticado”.

Cotação da Itaúsa

As ações da Itaúsa fecharam em queda de 1,99%, negociadas a R$ 9,83. Já o Ibovespa fechou em baixa de 3,39%, a 102.224 mil pontos, resultado do temor do mercado com a nova variante do coronavírus, descoberta na África do Sul.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião