De ar-condicionado a climatizador: Black Friday 2023 deverá ser dominada pelo calor, aponta Google (GOGL34)

Apesar da Black Friday 2023 ser oficialmente apenas amanhã, na sexta-feira (dia 24 de novembro), as pesquisas já apontam quais produtos deverão imperar entre as promoções mais procuradas.

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Em evento para a imprensa nesta quinta-feira (23), na sede da Google (GOGL34) em São Paulo, a gigante entre as ferramentas de pesquisa apontou quais itens provavelmente serão os líderes de vendas na Black Friday deste ano.

“Black Friday está quente”: artigos de verão como ar-condicionado estão entre os mais procurados

A onda de calor que atingiu grande parte dos estados brasileiros nas últimas semanas, marcando temperaturas extremas recordes, refletiu diretamente nas principais buscas no Google Shopping (aba de compras do buscador) e com destaque nas pesquisas do Google.

Assim, itens da categoria Ar e Ventilação viraram os mais procurados para compra antes do dia oficial da Black Friday crescer. Entre eles, estão ar-condicionado, ventilador e climatizador de ar, que foram os mais clicados.

“Pesquisas mais específicas por ‘ar-condicionado portátil’ ou ‘ventilador de mesa’ mostram o interesse do consumidor de resolver o problema do calor de imediato”, reflete a especialista de Insights para o Varejo do Google Brasil, Ana Fritoli.

De acordo com os dados apurados pela equipe estratégica do Google (GOGL34), o calor parece ter mobilizado as compras de Esquenta da Black Friday. Outros artigos relacionados e inusitados que viram suas buscas dispararem de terça para quarta-feira (21 a 22 de novembro), foram:

  • Tapete gelado, no segmento de Itens para Pets (buscas aumentaram 25%);
  • Cobertor de resfriamento, em Cama, Mesa e Banho (interesse cresceu em 23%);
  • Protetor solar (+32%);
  • Geradores, frigobares e desodorantes também tiveram um notável crescimento.

Mesmo com a aproximação do verão, Fritoli aponta que com a sazonalidade do final de ano descontada os dados ainda surpreendem.

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Os queridinhos da Black Friday

Faça chuva ou faça sol, alguns produtos são tradicionalmente procurados na Black Friday. No segmento da telefonia, a busca pelos modelos da Apple (AAPL34) já não é novidade. Neste ano, os iPhones 13 e 14 são os dois itens mais clicados no Google Shopping, assim como o Samsung S23 está em destaque. O iPhone 11 ainda fica em oitavo lugar entre os mais buscados.

Artigos eletroportáteis como cafeteira (crescimento de 90% nas buscas em comparação a janeiro de 2022) e airfryers (+76% no mesmo período) mantém o interesse dos clientes, sendo a última o terceiro termo mais clicado em Google Shopping.

  • Eletrodomésticos: Geladeiras (5º item mais clicado), lava louças (76%) e lava e seca (127%);
  • Cosméticos: niacinamida, o princípio ativo para produtos anti-idade e de clareamento de manchas, mais que dobrou suas buscas;
  • Produtos pessoais como perfumes Armani Code (136%) e sabonete facial (123%).

Além disso, Fritoli ainda menciona artigos de moda de marcas como Adidas, All Star e Crocs e suplementos, a exemplo de whey protein, pré-treino e vitamina B12, tiveram uma alta significante ao longo do ano e nesta última semana se superaram.

Otimismo e oportunidades para o varejo

O head de Negócios para Varejo do Google Brasil, Fábio Garcia, acredita que a Black Friday 2023 terá um potencial ainda maior do que em 2022, segundo o acompanhamento que a empresa tem feito. Três pontos principais se destacaram para o laudo:

  • Cenário positivo;
  • Recuperação do volume de buscas;
  • Intenção do consumidor mais aquecida.

De acordo com pesquisas de monitoramento da big tech, Garcia afirmou que a perspectiva financeira pessoal do brasileiro está mais positiva e com o bolso menos apertado do que em 2022, com um crescimento no otimismo de 23 pontos percentuais ante o mesmo período de 2022.

“68% dos consumidores acreditam que a sua situação financeira vai melhorar, o que poderá refletir nas vendas da Black Friday“, comenta. Além disso, o executivo da Google nota que existe uma evolução no comportamento de busca. “As pessoas querem comprar barato, mas também querem comprar bons produtos, nota-se uma busca por qualidade”, explica.

Segundo os especialistas da Google (GOGL34), esta será a primeira “Black Friday sem distrações”. Até o ano passado, ainda era possível sentir os efeitos pós-pandêmicos na economia e, especificamente em 2022, a data coincidiu com um dos jogos do Brasil na Copa do Mundo.

Com esses fatores fora da equação, o varejo às vésperas do dia 24 de novembro anseia por novos resultados e uma Black Friday “esquentada”.

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Camila Paim

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