Biden X Trump ‘again’? Eleições nos EUA podem ter repetição de disputa de 2020; entenda

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou hoje (25) a sua recandidatura para as eleições de 2024.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Em seu anúncio oficial da campanha, Biden afirma: “Quando concorri à presidência quatro anos atrás, eu disse que nós estávamos em uma batalha pela alma da América. E nós ainda estamos,” e finaliza dizendo “É por isso que estou concorrendo à reeleição“.

Apesar disso, o político enfrenta uma taxa de rejeição de cerca de 70% da população americana, aponta pesquisa da NBC News, publicada no último domingo. O principal motivo para isso, segundo a mesma pesquisa, é a idade de Biden, 80 anos.

Além desse fator, o governo do democrata foi marcado por um panorama de muitas dificuldades para os EUA. O início, desafiador pela continuidade da crise sanitária da covid-19, em janeiro de 2021, englobou uma busca intensa em reerguer a economia americana.

Apesar de suas políticas de reaquecimento terem se mostrado bem sucedidas, o país ainda enfrenta uma inflação recorde, que recentemente começou a apresentar sinais de recuperação, chegando a 5,0% no acumulado do ano.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Em paralelo, o preço de produtos como alimentos e combustíveis sofreu um aumento acelerado e permanece em um patamar quase insatisfatório para o poder de compra da classe média americana.

Por isso, uma reeleição provavelmente requer que a inflação continuasse regredindo, assim como o custo de produtos básicos.

O confronto se repete?

As próximas eleições presidenciais americanas agora começam a desenhar um embate já visto na última eleição, de 2020, com Joe Biden representando o Partido Democrata e Donald Trump nos Republicanos – este último presidente na época, mas não reeleito.

Com uma nação dividida, a população foi em peso votar nas eleições de 2020, tanto que os Estados Unidos registraram a maior participação popular desde 1900, em meio aos impactos da pandemia de Covid-19 e a uma crise social, com os protestos antirracistas.

Agora, enquanto Trump aguarda a nomeação pela casa dos Republicanos, ele enfrenta acusações de diversos crimes, dentre eles estupro, suborno e ainda é suspeito de ter incitado os atos no Capitólio em 6 de janeiro.

Inclusive, a escolha da data para anúncio da reeleição de Biden não poderia ser por acaso: Trump enfrenta nesta terça-feira, a terceira acusação do mês. Desta vez, o processo judicial parte da ex-jornalista da revista Elle, Jean Carroll, que acusa o ex-presidente de estupro.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

Camila Paim

Compartilhe sua opinião