Ícone do site Suno Notícias

BCE prevê inflação com avanço no restante do ano, mas de forma temporária

BCE prevê inflação com avanço no restante do ano, mas de forma temporária

Euro. Foto: Pixabay

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, estima que a inflação na zona do euro deve ganhar impulso no restante desse ano, em resposta a gargalos na cadeia de suprimentos e à recuperação da demanda interna. Lagarde realizou um discurso, nesta segunda-feira (21), no Parlamento Europeu.

Entretanto, a presidente do BCE ressaltou que o movimento nos preços será temporário, e a inflação permanecerá reprimida.

Lagarde ainda disse que a forte alta inflacionária nos Estados Unidos deve ter um impacto apenas “moderado” para os países da União Europeia (UE).

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Vídeo Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Este movimento pode ser amplificado, no entanto, caso a população do bloco “molde suas expectativas de inflação com base na evolução nos EUA”, alertou a dirigente, que ainda disse que “não há razões” para crer que a alta dos salários na zona do euro pressionará os índices de preços de forma sustentada.

As perspectivas de crescimento para a região são positivas, de acordo com Lagarde, à medida que a pandemia de Covid-19 arrefece na Europa. Ela projeta que a atividade tem avançado no segundo trimestre, puxada pelo setor de serviços, e deve manter a mesma tendência no restante do ano.

Quanto aos riscos para a economia, Lagarde os considera como “amplamente equilibrados”, apesar da disseminação de variantes do coronavírus, que seguem como “um risco” à zona do euro.

BCE discutirá sobre um potencial euro digital

Lagarde disse que o BCE discutirá sobre um potencial euro digital no dia 14 de julho. Ela ressaltou que a moeda digital do BC europeu pode ampliar o acesso de dinheiro emitido pela entidade, à medida que cédulas têm seu uso reduzido.

A sua adoção, no entanto, deve ser feita de forma a não comprometer a estabilidade financeira da zona do euro, garantiu a dirigente do BCE.

Com informações do Estadão Conteúdo

Sair da versão mobile