BCE: “há risco de nova onda da covid na Europa, mas manteremos apoio”, diz Lagarde

A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde afirmou nesta quinta-feira (15), durante evento virtual organizado pela CNBC, que possivelmente a Europa enfrentará uma segunda onda de casos de coronavírus (Covid-19), devido aos novos surtos da doença em vários países do continente. Diante disso, a mandatária comentou que o BCE “fará todo o necessário” para apoiar o quadro, caso a situação econômica piore.

Segundo Lagarde, os países da Europa adotaram ações inéditas para mitigar os efeitos causados pela crise da covid-19. Ao passo que o BCE, tomou medidas para estabilizar mercados, controlar riscos e manter o crédito para a economia real.

A presidente declarou que “As ações têm sido bem-sucedidas”. Além disso, ao ser questionada sobre o câmbio do euro, Lagarde apontou que o BCE olha o tema “com atenção”, entretanto preferiu não comentar sobre esse ponto, por não ser o papel do banco central.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

BCE deve aguardar dados econômicos do 3º tri para decidir sobre medidas de estímulo

Além do anúncio feito nesta quinta-feira, os representantes do Banco Central Europeu revelaram na última terça-feira (13) divergências de opinião em relação às negociações sobre estímulos à economia da zona do euro e da inflação.

Segundo o integrante do banco holandês, Klaas Knot, o BCE deve aguardar por mais informações sobre o estado da economia europeia antes de tomar a decisão sobre a necessidade de mais estímulos. Diante disso, os dados do terceiro trimestre serão fundamentais para a avaliação, anunciou.

Em sequência, o comandante do Banco da Espanha, Pablo Hernandez de Cos, informou que a situação econômica da região era “altamente incerta” e que “não há espaço para complacência”.

“Estímulo monetário significativo precisará ser mantido até alcançarmos uma recuperação sólida”, informou Hernandez de Cos. “Além disso, não podemos descartar a possibilidade” de que as medidas existentes “precisem de calibragem ou novas medidas introduzidas”, concluiu.

Saiba Mais: BCE deve aguardar dados econômicos do 3º tri para decidir sobre medidas de estímulo

O comandante do banco da Espanha também ressaltou que os governos precisam manter a ajuda fiscal por enquanto. “Os danos causados pela retirada prematura das medidas de apoio excederiam o possível custo de mantê-las até que a recuperação mostre sinais de força suficiente”, disse.

Além disso, Knot citou a segunda onda de coronavírus no continente e seus impactos na economia. “Há razões para acreditar que a segunda onda terá impacto menos dramático no crescimento econômico do que a primeira onda. É claro que isso vai achatar a recuperação, mas precisamos de tempo para interpretar isso.”, declarou.

As próximas reuniões de política monetária do BCE ocorrerão em 28 e 29 de outubro.

Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião