BC diz que taxa Selic será divulgada diariamente às 19h

O Banco Central (BC) informou nesta quarta-feira (25), por meio de nota, que a partir de hoje divulgará a Taxa Selic diariamente às 19h. Até então, não havia horário específico para a divulgação.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

“A iniciativa tem como objetivo dar maior previsibilidade aos agentes quanto ao horário de divulgação da Taxa Selic, em linha com os princípios recomendados pela International Organization of Securities Commission (IOSCO) para aperfeiçoamento da governança de referenciais de juros”, disse o BC.

Contudo, a taxa em questão não é a mesma divulgada pelo Comitê de Política Monetária (Copom) após as suas reuniões, explicou a autoridade monetária.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Segundo o BC, a Taxa Selic divulgada diariamente tem como base “taxas praticadas em operações compromissadas com prazo de um dia útil, com lastro em títulos públicos federais, liquidadas no próprio Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) ou em sistemas operados por câmaras ou prestadores de serviços de compensação e de liquidação”.

O Banco Central informou ainda que para o cálculo da taxa, serão elegíveis as operações liquidadas ou informadas dentro do Selic até às 18h30, “ou até as 13 horas, em 24 de dezembro, se dia útil, e no último dia útil de cada ano”.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Por último, o BC “também aperfeiçoou os critérios e procedimentos utilizados para a apuração da referida taxa, incluindo o critério de acionamento da metodologia de cálculo alternativo (fallback) e a exclusão da base de cálculo das operações que objetivam o fornecimento de liquidez no Sistema de Pagamentos Instantâneos (SPI)”, concluiu em nota.

Selic: Resultado das reuniões do Copom será divulgado a partir de 18h30

O Banco Central informou no dia 17 de novembro que o resultado das reuniões do Comitê de Política Monetária (Copom), responsável por definir a meta da Taxa Selic, será anunciado a partir das 18h30. Antes, a divulgação era realizada a partir das 18h.

O Copom está diretamente relacionado com a política monetária do país, e além de ser responsável pela definição da meta da Taxa Selic, também divulga o Relatório de Inflação.

Segundo o BC, “A mudança será feita em função da alteração nos horários de fechamento dos mercados domésticos”.
Desta forma, as reuniões, que anteriormente começavam às 14h, agora terão início às 14h30.

Além disso, a ata do Copom ainda será divulgada às 8h da terça-feira seguinte às reuniões. O colegiado realiza o seu último encontro do ano nos dias 8 e 9 de dezembro. Atualmente, a Selic está em 2% ao ano.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião