BC realiza alterações na coleta e na divulgação de dados do Focus

O Banco Central (BC) informou nesta sexta-feira (15) que irá realizar uma série de alterações na coleta e na divulgação de dados do Relatório de Mercado Focus.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

De acordo com o BC, as mudanças no Focus iniciam a partir da próxima terça-feira (19), e estarão disponíveis para aproximadamente 140 instituições que abastecem a pesquisa.

A novidade prevê mudanças na metodologia da pesquisa, segundo a instituição, a taxa de câmbio será a média da taxa Ptax de venda do período, com base nos respectivos dias úteis, deixando de ser a taxa vigente no último dia do período.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Ao passo que a taxa anual passará a ser a taxa média de dezembro, enquanto anteriormente era do último dia útil do ano.

O BC anunciou ainda que o IPCA “passará a contar com horizonte de 25 meses (e não mais com 18)”. Já a Selic e o câmbio serão coletados para os próximos 24 meses. “Para o PIB e seus componentes, o horizonte de projeções passará a contar com 8 trimestres (e não mais 6)”.

Além disso, o Focus deixará de coletar projeções para IGP-DI, IPA-DI, IPA-M, INPC, IPCA-15 e IPC-Fipe, assim como para as taxas médias anuais de câmbio e Selic.

No documento de divulgação do Focus, será eliminada a terceira página, que diz respeito aos dados do Top 5. Essas estatísticas permanecerão apenas nas séries históricas do site do BC.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop.jpg

“As séries históricas das estatísticas das variáveis fiscais (resultados primário e nominal, DLSP e DBGG) passarão a ser divulgadas com horizontes de dez anos à frente”, disse o BC na nota.

Outra mudança será sobre a atualização e modernização da interface de dados. “Além de modernizar o sistema, alterações vão prover informações gerenciais que não eram disponibilizadas até então e possibilitar mais flexibilidade no preenchimento das informações”, completou o banco.

“Entre as mudanças, destacam-se as novas funcionalidades do dashboard – tela que sintetiza a situação de cada participante no Sistema Expectativas de Mercado buscando apresentar de forma clara e sucinta como se encontram suas projeções para cada variável.”

Segundo o BC, a nova tela do sistema “mostrará o conjunto de variáveis que podem ser escolhidas para que as projeções sejam informadas”. “Para cada variável, alguns indicadores resumem informações de interesse: quando a projeção foi atualizada, até quando permanece válida e o número de projeções mensais e anuais válidas no momento da consulta, entre outras possibilidades.”

Além disso, o dashboard mostrará “se as projeções serão ou não incluídas na próxima edição do Boletim Focus e irá alertar sobre alguma projeção anual de IPCA, IGP-M, Câmbio, Selic ou PIB Total que não tenha sofrido qualquer atualização nos últimos 45 dias”.

Por último, o BC informou que o novo formato do relatório será divulgado no dia 25 de janeiro, uma segunda-feira.

Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião