Banco Renner, de Edir Macedo, muda nome para Banco Digimais

O Sisbacen, sistema de informações do Banco Central (BC), informou nesta segunda-feira (13) que o Banco Renner mudou oficialmente o seu nome para Banco Digimais.

O líder e fundador da Igreja Universal do Reino de Deus, Edir Macedo, assumiu no início deste mês o controle do Banco Renner, do qual já possuía uma participação de 49%, após receber a autorização da autoridade monetária.

A instituição financeira foi criada pela família Renner, em Porto Alegre (RS), também fundadora das Lojas Renner (LREN3). A varejista, entretanto, não apresenta mais ligação com o grupo familiar ou com o banco. Nesse sentido, o bispo havia sinalizado que desejava mudar o nome da companhia por fazer referência ao patriarca da família Renner.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

“O grupo Record já possuía participação qualificada considerável [no Banco Renner]. O direito de aquisição foi exercido considerando a falta de interesse na continuidade dos antigos controladores, além da dificuldade em encontrar novos investidores”, comunicou a instituição.

Edir Macedo assume controle do Banco Renner

O Edir Macedo adquiriu o controle do Banco Renner, do qual já era sócio, depois da autorização do BC. O empresário é dono da Igreja Universal e da Rede Record de comunicação, com um patrimônio avaliado em US$ 1,1 bilhão (cerca de 5,9 bilhões).

O líder religioso anunciou o interesse em comprar uma parte da instituição há mais de 10 anos. A posse de uma residência fiscal no exterior, no entanto, obrigou a negociação a passar pelas mãos da então presidente Dilma Rousseff para um decreto presidencial. Argumentava-se na época que haveria um interesse estratégico do Brasil na aquisição.

Com o governo de Michel Temer, uma nova medida permitiu à Macedo a ampliação de fatia no banco. Agora, o líder religioso assumiu o controle da instituição e colocou a família Renner fora do quadro acionário.

Saiba mais: Edir Macedo, da Igreja Universal, adquire controle do Banco Renner

A compra foi possível devido à “falta de interesse na continuidade dos antigos controladores, além da dificuldade em encontrar novos investidores”, segundo comunicado do Banco Renner.

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião