Opinião: Banco Inter sai na frente ao lançar cashback em sua plataforma de fundos

Quem não gostaria de ganhar de volta o seu dinheiro investido? Não estou falando de rentabilidades, mas sim sobre o que gastamos em taxas nas aplicações – as quais são muitas vezes ocultas ao investidor leigo. Basicamente é sobre isso que se resume a nova funcionalidade da Plataforma Aberta de Investimentos (PAI) do Banco Inter (BIDI4).

Muito provavelmente você nunca soube que corretoras e bancos ganhavam algo por disponibilizar fundos de investimentos em suas plataformas. Talvez por nunca ter se questionado sobre ou mesmo por não compreender exatamente como funcionava essa monetização. As instituições financeiras, ao disponibilizarem fundos de investimentos, ganham um percentual em forma de comissão pelos investimentos realizados nesses fundos em suas plataformas, geralmente sendo uma parte da taxa de administração cobrada pelo fundo. De forma simplificada, é assim que as corretoras de valores rentabilizam a sua área de fundos de investimentos.

Saiba mais: Banco Inter lança o PAI, sua nova plataforma de investimentos 

O Banco Inter lançou um novo formato de remuneração ao investidor, o cashback em fundos de investimentos. Esse nova modalidade oferece ao correntista que queira aplicar em fundos receber todos mês em sua conta até 50 % que o banco recebe em comissão pela disponibilização daquele fundo. Importante destacarmos que apenas fundos de investimentos que estejam indicados na plataforma com essa funcionalidade ofertarão o cashback, a lista pode ser conferida através do aplicativo do banco. A banco já disponibilizava investir em ações sem taxas de corretagem, com o lançamento da PAI e a adição desta nova opção de cashback, o banco torna-se ainda mais sedutor ao pequeno e médio investidor.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Essa inovação do Banco Inter é possível pela sua forma de atuação no mercado. Por ser um banco digital, ele possui menos custos, o que torna possível “baratear” produtos aos seus clientes. O banco também vem apresentando resultados financeiros expressivos que dão suporte a sua decisão. Fechou 2018 com lucro líquido de R$ 74,2 milhões (38% a mais em relação a 2017).

Outro ponto é que com essa modalidade “cashback” o banco sinaliza seu posicionamento ao mercado. Ao abrir mão de uma fonte de receita considerada padrão pelos seus concorrentes, a instituição mostra que está disposta a bater de frente com grandes bancos pela preferência de investidores, além de confirmar a sua capacidade de inovação aos seus acionistas.

A nova funcionalidade também serve como mais um atrativo para novos clientes do banco. Fundos de investimentos são uma das categorias mais utilizadas pelos investidores, o que pode ser um fator decisivo na escolha de onde o investidor irá decidir aplicar seu dinheiro. Não devemos desprezar os pequenos ganhos, afinal se esse cash back representar um aumento de até 1% na rentabilidade anual, ao longo de 30 anos o patrimônio do investidor poderá ficar em até 34,8% maior.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Já presenciamos as reduções de taxas de corretagem, sendo em muitas instituições zeradas. Será que não estamos em uma nova etapa de diminuição de comissões pelas corretoras? Provavelmente que sim e o povo brasileiro apenas ganha com essa nova oportunidade.

Gabriela Mosmann

Compartilhe sua opinião