Ícone do site Suno Notícias

Banco Central informa que crédito está chegando nas empresas

Diretor de política econômica do Banco Central (BC), Fabio Kanczuk

Em uma videoconferência realizada pela XP investimentos nesta sexta-feira (5), Fábio Kanczuk, o diretor de Política Econômica do Banco Central (BC) explicou que a demanda por crédito no país é intensa. Segundo ele, a forte procura gera a impressão de que os bancos não estão emprestando.

De acordo com Kanczuk, o Banco Central planeja solucionar o problema aumentando a oferta de crédito para pequenas e médias empresas. A autoridade monetária entende que atualmente grande parte da demanda por empréstimos vêm de companhias, não de pessoas físicas. Isso ocorre porque o indivíduo prefere gastar da sua poupança do que acumular dívidas.

O diretor também declarou que o crédito está chegando para a maioria das empresas que sofrem por terem baixo fluxo de caixa. “A gente vai aperfeiçoar algumas coisas, mas a gente tem notado que está chegando sim nas pequenas empresas, está funcionando direitinho. É uma das incompreensões que a gente está achando injusta”, explicou Kanczuk.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

Antes de terminar a live, o diretor do BC também comentou que a instituição fará mais para ajudar o país, porém as novas medidas serão anunciadas em breve.

Medidas do Banco Central no combate ao novo coronavírus

Desde o início do combate ao covid-19, o Banco Central criou o Programa Emergencial de Suporte a Empregos, buscando diminuir o caos causado pelo vírus. O programa buscava inicialmente a disponibilização de crédito para o financiamento de dois meses de folha de pagamento de pequenas e médias empresas.

Veja também: Banco Central anuncia novas medidas para crédito

Em uma audiência nesta segunda-feira (1), o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, admitiu que se equivocaram ao assumir que a grande maioria de empréstimos seria para empresas de menor porte, fazendo com que as que possuem maiores lucros, ficassem de fora do suporte do governo. Com isso, informou que estenderá o crédito para mais empresas.

Sair da versão mobile