Banco do Brasil (BBAS3) pega lugar do Itaú (ITUB4) na carteira do BTG: “Muito mais barato”

O Banco do Brasil (BBAS3) assumiu o lugar que era do Itaú (ITUB4) na carteira recomendada de ações 10SIM do BTG Pactual (BPAC11). Nesta quarta (1º), o banco de investimentos explicou a troca ao dizer que a empresa estatal está “muito mais barata” que o concorrente privado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

“Mantemos a exposição ao setor financeiro em 20%, mas substituímos o Itaú pelo Banco do Brasil, que é muito mais barato (3,6x P/L 2023) e deve reportar o melhor quarto trimestre entre os grandes bancos brasileiros”, destacaram os analistas do BTG Carlos Sequeira, Osni Carfi, Guilherme Guttilla e Bruno Lima.

As ações do Banco do Brasil ocupam 10% da carteira, enquanto os papéis da BB Seguridade (BBSE3) representam os outros 10% da fatia equivalente ao setor financeiro.

A carteira 10SIM do BTG Pactual visa “capturar as melhores oportunidades e performances do mercado de ações sugerindo cerca de 10 ações a cada mês”, segundo o banco.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Além da entrada dos papéis BBAS3, ocorreram as seguintes mudanças na carteira recomendada:

  • Sai RaiaDrogasil (RADL3), entra Arezzo (ARZZ3);
  • Sai WEG (WEGE3), entra Embraer (EMBR3);
  • Sai Eletrobras (ELET3), entra São Martinho (SMTO3);

“Em busca de mais risco, também decidimos substituir Raia por Arezzo, já que os varejistas expostos a grupos de alta renda tendem a ter um bom desempenho mesmo em um cenário de juros altos”, detalharam.

No caso da troca da WEG pela Embraer, a justificativa foi o atual momento de recuperação global da aviação comercial. O time do BTG decidiu diminuir sua exposição ao setor de Serviços Básicos, o que motivou a troca da Eletrobras pela São Martinho.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Além de BBAS3: veja a carteira recomendada do BTG Pactual

Com esses ajustes, a carteira recomendada 10SIM do BTG Pactual para fevereiro de 2023 ficou dividida da seguinte forma:

  • Vale (VALE3) – Metais & Mineração: 15%
  • Banco do Brasil (BBAS3) – Bancos: 10%
  • BB Seguridade (BBSE3) – Financeiro ex-Bancos: 10%
  • Localiza (RENT3) – Aluguel de Carros: 10%
  • PetroRio (PRIO3) – Petróleo & Gás: 10%
  • Equatorial (EQTL3) – Serviços básicos: 10%
  • Embraer (EMBR3) – Bens de Capital: 10%
  • Arezzo (ARZZ3) – Varejo: 10%
  • São Martinho (SMTO3) – Agronegócio: 10%
  • Minerva (BEEF3) – Alimentos & Bebidas: 5%

“Embora haja muitos desafios quando olhamos para as perspectivas econômicas do Brasil, um cenário econômico global mais benigno levou as ações locais a um desempenho relativamente bom em janeiro (+3,4% em Real; +7,4% em USD)”, comentaram os analistas do BTG.

Esperamos que o debate econômico aqui avance para um terreno mais positivo nos próximos meses, e que melhores perspectivas para a economia global, incluindo a reabertura da China, possam continuar a ter implicações positivas para os países emergentes, especialmente exportadores de commodities como o Brasil.

No fechamento de terça (31), as ações do Banco do Brasil estavam em queda de 0,27%, sendo negociadas ao preço de R$ 40,70. Os dados são do Status Invest.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Erick Matheus Nery

Compartilhe sua opinião