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Azul (AZUL4) vê “dias desafiadores” com surto de Covid e gripe

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- Foto: Divulgação Cesar dos Reis

A Azul (AZUL4) já sente os impactos da alta de casos de Covid-19 e de H3N2 em seus voos, e emitiu um comunicado sobre o tema aos seus funcionários. Questionada pelo Suno Notícias, a aérea confirmou que o comunicado interno foi enviado.

“Nos últimos dias, começamos a ser afetados por um alto número de dispensas médicas, tanto no grupo de voo quanto em nossos times de solo. Por conta disso, nossos próximos dias serão mais desafiadores”, diz o trecho do documento enviado aos funcionários da Azul e obtido originalmente pelo G1.

O comunicado é da autoria do presidente da empresa, John Rodgerson.

As dispensas vêm ocorrendo por conta das medidas sanitárias, que exigem que funcionários com sintomas de gripe fiquem isolados. A cautela por parte da companhia vem em meio a uma alta de casos que se iniciou na Europa, que teve os primeiros lockdowns desta onda, conforme reportado pelo Suno Notícias.

O texto da Azul também destaca que o número alto de dispensas médicas “está afetando diversos setores da economia, não só no Brasil, mas em outros países”.

Em um outro comunicado interno da Azul, anteriormente, havia a informação de que ao menos 17 voos tiveram redução no número de passageiros em razão da falta de tripulantes.

Em 12 voos com aeronaves Airbus A320 o número máximo de lugares foi de 150, ante 174 passageiros de capacidade total do modelo.

Todavia, em cinco voos com os modelos Embraer E-195, o máximo foram 100 passageiros; a capacidade do avião é de 118 passageiros.

Azul teve imbróglio com voos

Contestada pela imprensa, a empresa disse que os clientes impactados estão sendo notificados das alterações nos voos e serão reacomodados em outros voos da companhia, além de receber a assistência prevista nesses casos pela autoridade, no caso, a Agência Nacional de Transporte Aéreo (Anac).

Segundo a normativa, se deve avisar os passageiros com 72 horas de antecedência, oferecer alternativas de reacomodação ou reembolso integral.

“A Azul informa que por razões operacionais alguns de seus voos do mês de janeiro estão sendo reprogramados. A companhia registrou um aumento no número de dispensas médicas entre seus tripulantes e tem acompanhado o crescimento do número de casos de gripe e Covid-19 no Brasil e no mundo para poder tomar as medidas necessárias. Os clientes impactados estão sendo notificados das alterações e serão reacomodados em outros voos da própria companhia, além de receber toda a assistência necessária conforme prevê a resolução 400 da Anac.”

Em caso análogo, a Gol (GOLL4), uma das principais concorrentes do setor, emitiu comunicado interno aos comissários sobre a necessidade de medidas de proteção contra o vírus da influenza e Covid-19.

“Precisamos muito fazer a nossa parte tomando todas as medidas necessárias para nos proteger”, diz texto em uma rede interna da companhia, também obtido pelo G1 e anterior ao caso recente da Azul.

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