Azul (AZUL4) dispara após passo decisivo em plano de reorganização; entenda
|
|
As ações da Azul (AZUL4) estão operando em forte alta nesta segunda-feira (3), após a companhia anunciar um passo importante em seu plano de reestruturação. Por volta das 11h, os papéis da aérea subiam 4,39%, a R$ 1,19, depois de avançarem mais de 6% no início do pregão.
O movimento reflete a reação positiva do mercado ao acordo firmado pela Azul com o Comitê Oficial de Credores Quirografários (UCC, na sigla em inglês), um dos principais grupos envolvidos no processo de reorganização financeira da empresa.
O anúncio foi feito no sábado (1º) e representa um avanço importante no processo de Chapter 11, equivalente à recuperação judicial nos Estados Unidos, que tem como objetivo fortalecer a estrutura de capital da companhia e garantir a sustentabilidade de suas operações no longo prazo.
Entenda o acordo feito pela Azul (AZUL4)
Segundo comunicado da companhia, o acordo com o UCC define os principais termos para um plano de reorganização consensual, resultado de negociações colaborativas com credores e demais partes interessadas.
O comitê pretende recomendar que todos os credores quirografários apoiem a proposta, após a aprovação formal pelo Tribunal norte-americano responsável pelo caso. O entendimento foi descrito pela aérea como um “desenvolvimento positivo” dentro do processo de recuperação judicial da Azul, oferecendo um caminho claro para a reestruturação financeira.
A companhia apresentou ainda versões revisadas do plano e do Disclosure Statement, documento que reúne informações sobre a operação, além de um termo de acordo que reflete o novo consenso com os credores.
Com isso, a audiência de divulgação para aprovação da declaração e do acordo de compromisso está marcada para esta terça-feira (4), às 11h (horário da Costa Leste dos Estados Unidos). Uma vez aprovada, a declaração será enviada aos credores, que deverão analisar e votar o plano de reorganização.
O Tribunal realizará posteriormente uma audiência de confirmação, atualmente prevista para 11 de dezembro. Caso o plano seja aprovado, a Azul (AZUL4) dará um passo importante rumo à conclusão do processo de reestruturação.