AWS expande infraestrutura de nuvem no Brasil com nova Local Zone no Rio de Janeiro

A Amazon Web Services (AWS), uma empresa da Amazon (AMZO34), vai lançar uma nova Local Zone no Rio de Janeiro, que irá complementar a infraestrutura da empresa no Brasil. Atualmente, a empresa tem um Local Zone em São Paulo e pontos de presença (edge locations) no Rio de Janeiro, São Paulo e Fortaleza, no Ceará.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240-2.png

AWS Local Zone é um tipo de implementação de infraestrutura que coloca a computação, o armazenamento, a base de dados e outros serviços da nuvem perto de grandes centros populacionais, industriais e de tecnologia da informação (TI).

Com a tecnologia, os clientes da AWS conseguem implementar aplicações que requerem uma latência de menos de 10 milissegundos em um local mais próximo dos usuários finais ou dos data centers locais, segundo a empresa.

A AWS explica, em nota, que a maioria dos clientes obtém a latência necessária para o desempenho das suas aplicações executando-as na Região AWS. No entanto, para aplicações que requerem uma latência ultrabaixa, os clientes precisam de uma infraestrutura mais próxima dos seus usuários finais ou data centers locais para suportar uma experiência ininterrupta.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

É isso que vai entregar o novo AWS Local Zone do Rio de Janeiro. Com ele, os clientes terão maior capacidade de oferecer aos usuários finais um desempenho de milissegundo de um dígito, melhorando o desempenho de aplicações como:

  • jogos remotos em tempo real,
  • criação de conteúdos multimídia e de entretenimento,
  • streaming de vídeo ao vivo,
  • simulações de engenharia,
  • realidade aumentada e virtual,
  • inferência de machine learning no edge, e muito mais.

A AWS gerencia as Local Zones, de modo que seus clientes não precisam ter despesas e esforços de aquisição, operação e manutenção de infraestruturas para executar aplicações de baixa latência.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Compromisso da AWS com a qualidade

A nova Local Zone da AWS no Brasil se junta às 16 existentes nos Estados Unidos e a mais 30 planejadas para serem lançadas em 26 países em todo o mundo a partir de 2022.

O principal objetivo com a expansão é entregar um desempenho de um dígito de milissegundo de latência a centenas de milhões de pessoas, diz a AWS, em nota.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

“Sabemos que a velocidade de entrega de aplicativos com latência ultrabaixa e uma experiência de usuário perfeita são importantes em todos os negócios e setores, por isso estamos empolgados em trazer a nuvem para mais clientes no Brasil e ajudar a atender a essa demanda”, afirma Cléber Morais, diretor geral para o Setor Corporativo da AWS no Brasil.

A AWS vem expandindo sua atuação no mercado e já tem mais de 200 serviços completos para computação, armazenamento, bancos de dados, redes, análises, aprendizado de máquina e inteligência artificial (IA), entre muitos outros.

A empresa tem 84 zonas de disponibilidade em 26 regiões geográficas, com planos de expansão para mais 24 zonas de disponibilidade e oito regiões.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/09/960x136-1-1.png

Monique Lima

Compartilhe sua opinião