Atividade industrial da zona do euro chega ao pior nível em sete anos

O índice de gerentes de compra (PMI, na sigla em inglês), que mede a atividade industrial na zona do euro, chegou ao pior nível em quase sete anos.

O estudo preliminar divulgado nesta segunda-feira (23) mostram que a atividade de manufatura da zona do euro caiu para 45,6 em setembro, frente a 47,0 em agosto.

Nessa métrica, qualquer resultado abaixo de 50,00 significa uma contração da atividade. Economistas que foram ouvidos pela “FactSet”, consultoria especializada, esperavam uma leitura de 47,3.

Alemanha derruba PMI da zona do euro

O PMI industrial da Alemanha, a maior economia da Europa, foi retraído de 41,5 para 41,4. Este foi o pior resultado em mais de dez anos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Apenas considerando o setor de serviços, o PMI da zona do euro caiu para o menor nível dos últimos oito meses, chegando a 52,0, abaixo do resultado de 53,2 esperado pelos economistas. Em agosto, a pesquisa apontou o nível de 53,5.

Chris Williamson, economista-chefe de negócios da IHS Markit, provedora de informações e análises acerca dos mercados internacionais, disse que “a economia da zona do euro está perto de estagnar, uma vez que a desaceleração do setor manufatureiro mostra mais sinais de se espalhar para o setor de serviços”.

Os pedidos de bens e serviços recuaram pela primeira vez desde o início do ano. Esta é a queda mais severa desde junho de 2013.

Veja também: Bancos Centrais não devem temer a Libra, diz Facebook

Os fracos resultados vem à tona logo após o Banco Central Europeu (BCE), que recuou sua taxa de depósito de -0,40% para -0,50% e que disse que iria recomprar os títulos, pedir aos países da zona do euro que usem utilizem medidas fiscais e sua política monetária para fomentar a economia.

Recessão alemã pode estar próxima

A recessão está próxima da Alemanha, segundo o Instituto Kiel para a Economia Mundial (IfW). A organização declarou no dia 11 de setembro que reduziu as previsões de crescimento do país, devido a disputas comerciais, incertezas sobre o Brexit e desaceleração mundial.

A instituição afirmou que aguarda um encolhimento de 0,3% da economia da Alemanha no terceiro trimestre deste ano em comparação com o trimestre anterior, que também recuou, porém, em 0,1%.

Confira: Produção completa de petróleo da Saudi Aramco deverá levar meses, diz jornal

Da mesma forma, o instituto também diminuiu a previsão de crescimento da economia alemã para 2019. Agora, a expectativa é de um crescimento é de 0,4%, ante 0,6% previstos anteriormente.

Já instituto econômico RWI, instituição que analisa o cenário macroeconômica da Alemanha, também cortou sua previsão de crescimento para a economia do país europeu neste ano. A maior economia da Europa poderá, de forma inevitável, abalar a zona do euro.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião