Balanços da semana

Até que idade vale a pena investir em previdência?

Quando se trata de escolher as melhores formas de investir no seu futuro, a previdência privada é uma das alternativas que mais geram dúvidas entre as pessoas — assim como também é, de acordo com especialistas, uma das mais relevantes para garantir a estabilidade e o bem-estar na aposentadoria.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Para esclarecer tudo o que você precisa saber sobre previdência privada, o SUNO Notícias preparou uma semana temática com muitos conteúdos sobre o assunto, em parceria com o InfoMoney e com o apoio da Capitânia Investimentos e da Suno Asset. Você pode acompanhar tudo neste link.

E é justamente sobre esse assunto que conversamos na live de hoje com Pedro Guimarães, sócio-fundador e CEO da Fiduc — rede de associados de planejadores financeiros com gestão fiduciária —, que nos acompanha nesta edição da Semana Temática de Previdência Privada.

Recentemente, o Banco Central indicou no seu relatório parcial do Boletim Focus que a inflação prevista para 2022 deverá ser de 8,89%, bem acima da meta, que seria de 3,5%, com tolerância de 1,5 ponto percentual. Em um cenário imprevisível, com uma inflação que corrói a renda dos consumidores e com uma taxa de Selic no alto patamar de 12,75% — podendo subir a 13,25% ao ano -, tem se tornado cada vez mais evidente a necessidade de planejar hoje seu futuro para garantir a renda que você deseja na sua aposentadoria.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Dentro desse contexto, muitas pessoas se perguntam se vale a pena ter uma previdência privada para aqueles que não investem desde o início das suas carreiras. Para Pedro Guimarães, contudo, a idade não deve ser um fator muito determinante na hora de decidir alocar seu capital em fundos de previdência privada.

“É importante deixar claro que existe um aspecto técnico na previdência, que é você preparar sua sucessão. E você tem incentivos fiscais que fazem isso ser um bom negócio”, disse Guimarães. “E nesses dois parâmetros não existe nenhum conceito de idade. Você pode estar com 85 anos e ainda ser interessante para você fazer uma previdência por questões sucessórias ou fiscais”, afirmou ele.

Modelo regressivo ou progressivo: qual é o melhor?

Para Guimarães, a escolha do modelo de previdência privada mais eficiente para você não consiste na escolha de um tipo de ativo, mas sim de uma forma de investir pensando no seu futuro e levando em consideração o seu perfil. Há planos para pessoas que não não têm grande controle em guardar dinheiro e, claro,  para quem é organizado e disciplinado com as suas finanças.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

“A previdência não é a única forma de formação de patrimônio”, disse ele. “Mas ela é suficientemente generalista para que a maior parte das pessoas se considerem um candidata. Funciona bastante bem para quase todo mundo.”

De acordo com Guimarães, há duas formas de previdência que impactam na sua renda futura de acordo com o seu momento de vida e com o seu perfil: os modelos regressivo e progressivo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

“A [previdência] regressiva é fácil de entender: você começa com uma alíquota alta e vai caindo ao longo da vida. Depois de 10 anos você pode chegar a uma alíquota mais baixa. A progressiva é quando você tributa como se fosse um imposto de renda normal: quanto mais renda você tiver mais ela progride para uma alíquota maior. A progressiva permite você mudar de regime para o regressiva. E a regressiva, não”, afirmou o CEO da Fiduc.

O investidor encontrará, como lembrou Guimarães, geralmente dois cenários: “Você sabe muito bem o que você quer fazer e então opta pelo regime regressivo, que parece ser a opção mais simpática. Ou você tem dúvidas, como um jovem de 25 anos, e aí a gente sugere ‘olha, opte pelo progressivo, que parece não ser o melhor, mas te deixa ir para o progressivo lá na frente. Você tem o direito à dúvida”, ponderou Guimarães.

Quer saber mais sobre previdência privada? Confira a live de hoje no perfil do Instagram do Suno Notícias em parceria com a Infomoney e veja o que Pedro Guimarães, sócio e fundador da Fiduc, tem a dizer sobre a idade e o investimento em previdência. Clique aqui para assistir!

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/08/af8bb5b4-planilha-controle-de-gastos.png

Jorge C. Carrasco

Compartilhe sua opinião