Ata do Copom, IGP-M e PIB dos EUA: Veja os 5 principais eventos da semana

Os principais eventos da semana estão concentrados ao redor de indicadores e documentos importantes acerca da economia brasileira. O mercado doméstico estará atento à ata do Comitê de Política Monetária (Copom), após decisão de elevar a taxa básica de juros (Selic) em 1 ponto percentual, para 6,25% ao ano.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Além da ata do Copom, o mercado também espera pela divulgação do Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) de setembro, relatório trimestral da inflação e os dados sobre a criação de vagas no mercado de trabalho em agosto.

Já no exterior foco para o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) dos Estados Unidos do segundo trimestre, com expectativa de alta de 6,8% no trimestre.

Veja abaixo os principais eventos da semana que acontecerão entre esta segunda-feira (27) e sexta feira (1):

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Ata do Copom

O Banco Central (BC) divulgará a ata da reunião do Copom na terça-feira (28). No último encontro os membros do comitê decidiram elevar a taxa Selic em 1 ponto percentual, para 6,25% ao ano.

Foi o quinto aumento consecutivo dos juros – no início de agosto a alta também foi de 1 ponto e, nas três decisões anteriores, o BC subiu a taxa em 0,75 ponto porcentual. A autarquia também prevê mais uma correção de +1p.p. na próxima, para 7,25% “Para a próxima reunião, o Comitê antevê outro ajuste da mesma magnitude.”

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

IGP-M

Ainda na terça-feira (26) deve ser divulgado o IGP-M oficial. Na segunda prévia de setembro, o índice caiu (deflação) 0,58%. Trata-se da primeira vez nos últimos 12 meses que a segunda prévia tem uma variação negativa.

A deflação foi apresentada depois de uma inflação de 0,96% no mesmo período de agosto. Naquele mês, o resultado final do IGP-M para agosto ficou em 0,66%. As informações foram divulgada pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Relatório da Inflação

Já na quinta-feira (30), o Banco Central divulgará o Relatório da Inflação referente ao terceiro trimestre. Neste documento será analisado as perspectivas da autoridade monetária sobre a inflação e, normalmente, apresenta atualizações de previsões mais amplas e estudos sobre a economia brasileira.

A divulgação das atas do Copom e o Relatório de Inflação elucidam quanto à visão do Banco Central e as medidas tomadas para o controle da inflação.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/09/960x136-1-1.png

Criação de empregos formais

Na terça-feira (28), serão divulgados os dados de criação de vagas no mercado de trabalho pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Em  julho, o Brasil gerou 316,5 mil empregos formais, esse valor representa 131% de aumento na comparação com o mesmo período em 2020. Em julho do ano passado, o país registrava 92 mil mortes por Covid e alguns estados adotavam medidas de restrição.

PIB dos EUA

Na quinta-feira (30), o mercado estará à espera da divulgação do PIB dos EUA referente ao segundo trimestre.

Os dirigentes do Federal Reserve (Fed, banco central) reduziram sua projeção para o PIB dos Estados Unidos em 2021, de 7,0% na mediana das projeções divulgadas em junho para 5,9% neste mês. Por sua vez, a expectativa para o crescimento do país em 2022 foi elevada, passando de 3,3% para 3,8%.

Portanto, dentre os principais eventos da semana os investidores devem estar atentos principalmente a ata do Copom e o PIB dos EUA.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião