Argentina fará ‘isenção em massa’ do Imposto de Renda por causa da inflação

O Ministro da Economia da Argentina, Sérgio Massa, anunciou que aumentará em 125% o piso do valor exigido para pagamento de Imposto de Renda, de 506.230 pesos (US$ 2.312).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

A medida, anunciada neste domingo (7) por Massa, se dá por conta da inflação desenfreada no país. No anualizado, a Argentina mostra 104,3% de alta no Índice de Preços ao Consumidor.

Segundo o Ministro, a medida visa “alívio fiscal para mais de 250 mil trabalhadores que deixarão de pagá-lo todos os meses”,

“Essa nova desoneração é fundamental para que o imposto não afete os aumentos salariais e faz parte do nosso compromisso constante de melhorar o poder aquisitivo e de compra das pessoas”, disse.

No momento atual, com o caos econômico do país latino, as projeções são de que a inflação da Argentina siga em alta.

O relatório mensal dos analistas de mercado consultados pelo Banco Central da Argentina (BCRA) mostrou uma alta nas suas projeções.

A expectativa é de 126,4% para o ano de 2023, sendo uma alta de 16,4 pontos percentuais (p.p.) ante o mês anterior.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Investindo-no-exterior.png

O relatório também mostra uma alta de 7,5% no índice de preços no mês anterior ante março. A estimativa para maio é de 7,4% de alta no índice.

O patamar oficial da inflação de abril, contudo, será divulgado somente no dia 12 de maio.

Inflação forçou ‘troca de dívida’ na Argentina

Ainda em março, Massa anunciou um acordo entre a equipe econômica do governo e representantes dos bancos para uma troca na dívida em pesos.

À época, o ministro defendeu que a operação abre espaço nos próximos vencimentos na dívida em pesos, para “garantir um programa que dê estabilidade ao sistema financeiro e tranquilidade aos poupadores”

Também ressaltou que há um esforço do governo para “ter um perfil de dívida com uma curva ordenada, que nos permita dar previsibilidade aos que confiam na Argentina“.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião