Argentina anuncia imposto por ‘ganho inesperado’ de empresas

O governo da Argentina anunciou nesta segunda-feira (18) uma série de medidas econômicas que busca retomar o poder de compra da população e combater os efeitos do choque inflacionário causado pela guerra na Ucrânia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Entre as novidades, está o aumento nos valores de uma série de auxílios pagos pelo governo da Argentina, incluindo apoios para aposentados e trabalhadores sem renda formal. Acontece que, para custear os subsídios, o presidente Alberto Fernández optou por criar um imposto sobre “ganhos inesperados” das empresas.

“Temos de pedir àqueles que tiveram um ganho inesperado que contribuam”, afirmou o presidente da Argentina em evento na Casa Rosada, onde discursou sobre as ações. Em sua visão, é necessário que as “grandes empresas contribuam para gerar mais desenvolvimento e igualdade”.

Também presente, o ministro da Economia local, Martín Guzmán, afirmou que será estabelecida uma alíquota sobre tais componentes inesperados de receita em empresas que tenham lucros líquidos tributáveis superiores a 1 bilhão de pesos no ano. A quantia é equivalente a pouco mais de R$ 40 milhões.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Critérios para tributar as empresas da Argentina

“Se essa renda inesperada for canalizada para o investimento produtivo, o valor da contribuição será menor, porque buscamos ter uma Argentina com mais capacidade de gerar trabalho”, afirmou Guzmán.

Segundo ele, o objetivo central do governo é “garantir o crescimento do poder de compra dos trabalhadores em todo o espectro laboral e produtivo”.

“As metas dos planos fiscal, monetário e de acumulação de reservas foram cumpridas. Ou seja, a política econômica executada está alinhada com o planejado”, disse o ministro da Economia local.

“O que estamos procurando é construir um mecanismo para garantir que o choque da guerra não tenha um impacto desigual e regressivo em nossa sociedade”, apontou Guzmán. Ainda de acordo com ele, as medidas promovem a real recuperação do poder aquisitivo na Argentina.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Com informações de Estadão Conteúdo. 

Monique Lima

Compartilhe sua opinião