Totvs (TOTS3): compra da RD parece cara mas não é, dizem analistas

A notícia de que a Totvs (TOTS3) adquiriu a RD Station, por R$ 1,8 bilhão, foi bem recebida pelo mercado. Apesar de parecer cara no primeiro momento, analistas afirmam que a operação saiu em conta. Segundo o BTG Pactual, valor a ser pago pela Totvs representa um múltiplo de 9,8 vezes, considerando o valor da empresa sobre as vendas projetadas para 2021 (EV/Vendas).

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“Quando comparado ao múltiplo atual da Totvs, o valor pago pela RD pode parecer alto. No entanto, a RD Station é uma empresa de alto crescimento que avançou, em média, 42,3% ao ano nos últimos três anos”, afirmou o banco em relatório.

De acordo com o BTG, as empresas de Software as a Service – mercado da RD – que crescem muito no mundo estão negociadas a uma razão de 29 vezes. O HubSpot, principal ativo global listado que pode ser comparado com a RD, negocia a 17,5 vezes.

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A opinião é compartilhada pelo sócio e analista da Reach Capital, Henrique Lara. “A compra de 92% da RD Station por R$1,8 bilhões parece mais uma tacada de mestre de Dennis Herszkowicz. A compra não saiu cara, sendo essa uma interpretação de quem olhou apenas o múltiplo”, afirmou ao Suno Notícias.

O BTG Pactual, após a aquisição da Totvs, reiterou sua recomendação de compra para as ações ordinárias e fixou o preço-alvo em R$ 38. Às 14h00, as ações caem 4,50%, negociadas a R$ 28,20. Pela manhã, a ação chegou a subir, mas depois acompanhou o sentimento mais negativo do mercado.

Aquisição leva Totvs a “novo nível”

O BTG define o passo como uma mudança grande e ousada, mas que faz sentido e que leva a empresa a um “novo nível”. “A aquisição combina a maior empresa de software do Brasil com a líder de automação de marketing digital”, diz o relatório assinado pelos analistas do banco Carlos Sequeira e Osni Carfi.

Eles afirmam ainda ser impossível calcular sinergias, mas dizem que se a Totvs conseguir vender as soluções da RD para 15% da sua base de 40 mil clientes já serão, em média, R$ 50 milhões em receitas extras. A RD, por sua vez, possui aproximadamente 25 mil clientes ativos.

“Após ter perdido a disputa pela Linx (LINX3) em 2020 para a Stone, a Totvs, com a nova aquisição, une a maior companhia de sistemas de gestão à maior empresa de automação de marketing do país. Com isso, poderá fortalecer seu portfólio de serviços e aumentar seu valor de mercado” diz Luis Sales, da Guide.

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Compra é passo importante para a empresa

Para Henrique Lara aquisição da RD é uma peça essencial na transformação da Totvs em uma techfin, no caminho do oferecimento de soluções de business performance, em que ajudará seus clientes a venderem mais com soluções de gestão e automação de marketing digital.

O BTG afirma que a operação techfin da Totvs estaria agora prestes a decolar, com a empresa apresentando um core business crescendo de “forma interessante”.

“Mesmo sendo uma área atuação totalmente diferente do que a Totvs está acostumada, a permanência dos fundadores da RD Station após a aquisição, com participação acionária e earn-out atrelado a metas, mantém a inteligência e dá segurança ao processo”, diz Henrique Lara.

Quanto à perspectiva de expansão internacional que a empresa projeta, mirando em 1,6 milhão de clientes e em US$ 5 bilhões de receita, a RD Station seria uma peça chave.

Segundo Lara, diferentemente do segmento tradicional da Totvs, de gestão de empresas, ao atuar com marketing, a companhia não enfrentará dificuldades com particularidades locais, como problemas contabilidade, fiscais e de controles de estoques, que precisam levar em conta alterações de leis e normas de cada país.

O mercado de marketing, então, não apresenta tantas variáveis e pode ajudar na consolidação dos negócios da Totvs no exterior.

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Vitor Azevedo

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