Operadoras não repassam redução do ICMS: “enriquecimento ilícito”, diz Anatel

A Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) afirmou que a demora das operadoras de telefonia em repassar a redução do ICMS aos clientes “pode caracterizar enriquecimento ilícito das prestadoras de serviços de telecomunicações”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

O despacho da Anatel foi publicado nesta quinta-feira (22), no Diário Oficial da União, assinado por 3 superintendentes: José Borges da Silva Neto, da área de competição, João Marcelo Azevedo Marques, responsável pelo controle de obrigações, e Cristiana Camarate, de relações com consumidores.

O documento determina ainda que as operadoras repassem a redução do ICMS aos consumidores em no máximo 15 dias, estipulando multa de até R$ 50 milhões em caso de descumprimento da decisão.

Além disso, a Anatel afirma que a falta de repasse pode “configurar hipótese de reajuste em período inferior a 12 (doze) meses dos preços ou tarifas cobrados, o que é vedado”, e que o intuito da lei complementar 194/2022, que diminuiu a alíquota sobre telecomunicações, era “beneficiar os consumidores em geral”.

A adoção da medida cautelar, segundo a agência, tem como objetivo “garantir os direitos assegurados ao consumidor de serviços de telecomunicações” e que “a demora do repasse dos valores causa dano imediato aos consumidores”.

Prazo da Anatel deve ser descumprido

A pressão sobre as operadoras ocorre após uma reportagem do portal Infomoney revelar que as operadoras não estão repassando a redução do ICMS aos clientes, ficando com a diferença ou cobrando a alíquota antiga.

Após a publicação do portal, Claro, Tim (TIMS3) e Vivo (VIVT3) passaram a dizer que devolveriam o ICMS cobrado irregularmente e que iriam ressarcir os clientes.

Com a publicação da medida cautelar, as operadoras têm até 7 de outubro para realizar os repasses e devoluções.

Ao Infomoney, as companhias mantiveram o posicionamento de que o repasse e a compensação está sendo gradual e deve acabar apenas em novembro — depois do prazo dado pela Anatel.

Confira o despacho da Anatel na íntegra:

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Laura Intrieri

Compartilhe sua opinião