Via (VIIA3): app da Casas Bahia brinca com a rival Americanas (AMER3): “Caiu aí?”

A Casas Bahia, controlada pela Via (VIIA3), brincou com a situação da concorrente Americanas (AMER3), cuja plataforma digital ficou fora do ar desde domingo por causa de um “acesso não autorizado”. Em seu aplicativo, a Casas Bahia decidiu anunciar uma promoção com a frase “Caiu aí?”. A mensagem, retirada do ar, foi compartilhada por centenas de usuários nas redes sociais.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Os clientes que possuem o aplicativo da Casas Bahia em seus celulares receberam uma notificação às 17h20 com o seguinte conteúdo: “Aqui a queda é só nos preços! MI-LHA-RES de produtos com até R$ 2.000 OFF + 10x sem juros.” A mensagem é finalizada com a hashtag #RindoComRespeito.

Para Jaime Troiano, presidente da TroianoBranding, a bandeira Via brinca com uma situação grave e que ela mesma está exposta no futuro.

“A mensagem pode ser bem humorada – mas destrutiva e agressiva contra um concorrente”, afirma Troiano. “Todo mundo está sujeito a esse tipo de problema digital. E não se pode tripudiar do concorrente. É um nível de civilidade que precisa.”

Clientes receberam push com a piada, Outros fizeram montagens
Mensagem enviada pelo app da Casas Bahia: retirada do ar

Em nota, a Via afirmou: “A companhia e suas marcas são solidárias e atentas com os temas do setor. O push em questão, inapropriado, não reflete a posição da empresa. Pedimos desculpas pelo erro, que foi corrigido assim que detectado e impactou uma base ínfima de 0,001% de usuários do aplicativo da marca.”

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Americanas: entenda o caso

Os sites das plataformas de e-commerce Americanas e Submarino estão fora do ar desde a madrugada de sábado, 19, após ter sido identificado um “acesso não autorizado”, de acordo com nota oficial das empresas encaminhada ao Estadão.

As lojas virtuais fazem parte do grupo Americanas S/A, que sofreu um forte baque em suas ações após três dias de crise: fechou nesta segunda-feira, 21, com baixa de 6,55% a R$ 31,51.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Mesmo no terceiro dia do problema, a Americanas segue sem dar detalhes sobre o acontecimento. Até agora, por exemplo, a empresa não admitiu que qualquer ataque hacker tenha acontecido. No sábado, um grupo chamado Lapsus assumiu a autoria de ataques aos portais de venda da Americanas, o que deixou os sites fora do ar durante um período do dia. No domingo, 20, a empresa decidiu tirar os seus sites do ar de maneira proativa. As operações físicas da empresa estão operando.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

“A Americanas acionou prontamente seus protocolos de resposta assim que identificou acesso não autorizado. A companhia atua com recursos técnicos e especialistas para avaliar a extensão do evento e normalizar com segurança o ambiente de e-commerce o mais rápido possível”, diz o texto da empresa enviado ao Estadão.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2021/09/960x136-1-1.png

Com informações do Estadão Conteúdo

Redação Suno Notícias

Compartilhe sua opinião