Grana na conta

Americanas (AMER3) compra chocolates à vista para Páscoa e consegue desconto durante crise

Enquanto enfrenta uma crise sem precedentes, a Americanas (AMER3) teve que pagar os fornecedores de chocolates à vista para conseguir o estoque da Páscoa deste ano. Aleksandro Pereira, diretor comercial da varejista, explicou que a empresa tranquilizou os parceiros e recorreu a essa forma de pagamento para conseguir encher as prateleiras.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/Lead-Magnet-1420x240-3.png

“Os fornecedores preferiram que a gente fizesse um pagamento à vista. A gente paga em um dia, e o fornecedor entrega no outro. O pagamento à vista nunca foi o negócio da Americanas, e acredito que não é o negócio de nenhum varejista no Brasil”, detalhou Pereira em entrevista ao jornal O Globo.

Pagamos à vista para ser um facilitador e tirar a dúvida de que a Páscoa seria normal, e eles deram um desconto, para uma Páscoa mais saudável para todos.

De acordo com o executivo, as compras estão sendo feitas semanalmente e a empresa fez um trabalho “para acalmar os fornecedores e garantir que a negociação andasse”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/05/1420x240.jpg

Nos meses de março e abril, 35% do faturamento da Americanas corresponde a venda dos chocolates da Páscoa (ovos, barras e caixas de bombom).

A recuperação judicial da Americanas conta com dívidas que superam os R$ 40 bilhões. Na semana passada, a Justiça autorizou um empréstimo DIP de até R$ 2 bilhões, sendo que R$ 1 bilhão foi aportado emergencialmente pelos acionistas de referência Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira.

“O DIP vai dar mais liquidez ao caixa da companhia para manter as operações do dia a dia. Não foi nada voltado para a Páscoa, que já estava planejada”, destacou Pereira.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Recuperação judicial da Americanas

Na última sexta (11), a crise na Americanas completou um mês. Em comunicado enviado à imprensa, a varejista ressaltou que suas operações seguem normalmente nos pontos físicos e digitais.

“Para nossos clientes, o resultado do que estamos fazendo juntos é que a experiência nas lojas, no site e no app continua sendo exatamente a mesma. As lojas seguem abertas e com prateleiras cheias. As entregas, garantidas. Protegemos nosso maior aliado e amigo de toda hora: o cliente”, destacou João Guerra, CEO interino da Americanas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Erick Matheus Nery

Compartilhe sua opinião