Amazon (AMZO34) amplia parceria com Nasdaq e Meta (FBOK34) para serviço de nuvem da AWS

A Amazon (AMZO34) fará uma maior integração de dados e fornecerá mais serviços à Nasdaq e à Meta (FBOK34), antigo Facebook, por meio da Amazon Web Services (AWS). Com o movimento, as duas organizações irão aumentar a associação entre seus data centers e a nuvem da Amazon.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

A previsão é de que a migração dos dados da Nasdaq para o serviço de nuvem da Amazon, a AWS, tenha início em 2022. A projeção é de que a parceria entre a bolsa americana de tecnologia e a AWS resulte em um produtor de edge computing voltado para o mercado de ações.

Com a mudança, o AWSOutposts, que oferece instalação no local do cliente, será incorporado de forma direta à rede principal da Nasdaq. Esse movimento deve viabilizar capacidades computacionais de baixa latência (ou seja, maior velocidade) que partem do primeiro data center principal da Nasdaq, localizado em Nova Jersey.

A implementação deve garantir recursos de negociação de alta frequência.

Além disso, a parceria deve explorar formas de aprimorar as capacidades da nuvem da AWS em aplicações da Nasdaq, como crimes anti-financeiros, bases de dados, soluções de software de infraestrutura de mercado.

A expectativa é de que a Nasdaq force uma mudança de outras bolsas norte-americanas para a nuvem. A bolsa já usava o software da AWS há uma década.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

“Nossa parceria fornecerá à Nasdaq uma forma de mover de forma mais fácil sua infraestrutura central para a nuvem e inovar novos serviços enquanto eles continuam sua segunda década de adoção cloud”, disse o CEO da Amazon, Adam Selipsky.

Amazon visa modelo de linguagem natural com a Meta

Já a parceria com a Meta envolve uma otimização do Pytorch, uma livraria de programação para serviços de machine learning. O objetivo é que, com isso, as empresas desenvolvam modelos de linguagem natural e visão de computadores com deep-learning em larga escala.

Ou seja, as plataformas da Meta também utilizarão serviços providos pela AWS como uma forma de colaborar com parceiros e oferecer suporte a aquisições de companhias que já o serviço do provedor de nuvem.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Vale lembrar que, também nesta semana, a empresa anunciou um novo serviço de gerenciamento de redes privadas para empresas, o AWS Private 5G.

A ideia é que o serviços entregue e mantenha unidades de rádio small cells, servidores, núcleo 5G, software de RAN e cartões SIM

No Private 5G, os clientes do serviço da Amazon pagam pela capacidade de rede e rendimento que desejam, e não pelo número de dispositivos conectados. Por enquanto o AWS Private 5G está disponível apenas nos Estados Unidos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Controle-de-Investimentos.png

Eduardo Vargas

Compartilhe sua opinião