Alibaba: novos CEO e presidente do conselho de e-commerce chinesa

Alibaba (BABA34), gigante do e-commerce chinês, anunciou uma mudança no corpo executivo da empresa, com remanejamento de posições entre líderes. A alteração ocorre em um momento de desaceleração da recuperação da economia na China, após a expectativa acentuada de crescimento com o fim das restrições da covid-19 no fim do ano passado.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/Lead-Magnet-1420x240-2.png

Segundo comunicado da empresa nesta terça-feira (20), o líder do comércio eletrônico doméstico Taobao and Tmall, Eddie Wu, irá suceder Daniel Zhang na posição de CEO do Alibaba.

Internamente, o atual vice-presidente do conselho de administração, Joseph Tsai, é promovido para o lugar de Zhang, na presidência do conselho. Tsai é um cidadão canadense nascido em Taiwan que ajudou a fundar o Alibaba, no fim década de 1990. Atualmente, o conselheiro é dono do time de basquete da NBA, os Brooklyn Nets.

Zhang assumirá o cargo de CEO e presidente da unidade de computação em nuvem do comércio eletrônico, o Alibaba Cloud Intelligence Group. A unidade será dividida da e-commerce e ambiciona entrar na bolsa de valores da China dentro de um ano. Ele é CEO do Alibaba desde 2015 e sucedeu o cofundador da empresa Jack Ma como presidente em 2019.

“Esse é o momento certo para fazer uma transição, dada a importância do Alibaba Cloud Intelligence Group à medida que (a unidade) avança para uma cisão completa”, disse Zhang, no comunicado.

As mudanças entram em vigor a partir de 10 de setembro deste ano.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Mudanças no Alibaba (BABA34): reações do mercado

Às 6 horas da manhã (Brasília), o American Depositary Receipt (ADR) do Alibaba registrava uma queda de 2,5% no pré-mercado de Nova York. Na Bolsa de Hong Kong, Hang Seng, a ação da e-commerce encerrou o pregão em baixa de 1,51% nesta terça-feira (20).

Em março, o Alibaba anunciou planos de se desmembrar em seis unidades de negócios, com o intuito de que a maioria das unidades abram capital e levantem recursos.

Com informações de Associated Press e Estadão Conteúdo.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Camila Paim

Compartilhe sua opinião