Petrobras (PETR4), IPCA de abril e Haddad ainda no Japão movimentam a agenda desta sexta-feira; confira mais

Do lado corporativo, a agenda desta sexta-feira (12) está marcada pelas repercussões dos resultados trimestrais como da Petrobras (PETR4), JBS (JBSS3), B3 (B3SA3), CPFL Energia (CPFE3), que divulgaram seus números na noite de ontem (11), assim como Bradespar (BRAP4) e Light (LIGT3), que reportaram seus balanços na manhã de hoje.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/07/Lead-Magnet-1420x240-2.png

A Petrobras (PETR4) encerrou o primeiro trimestre de 2023 (1T23) com um lucro líquido de R$ 38,1 bilhões, de acordo com os dados divulgados nesta quinta (11). O número é 14,4% menor do que o registrado no 1T22, mas veio acima das projeções do mercado.

Às 10h30, acontece webcast da Petrobras com analistas para comentar este resultados. E às 15hs, representantes da estatal conversam com jornalistas.

Após o fechamento do mercado, são aguardados os resultados da Raízen (RAIZ4) e Vibra (VBBR3).

IPCA de abril desacelera

Em abril, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) desacelerou para 0,61% em comparação com o mês anterior (0,71%). O principal indicador da inflação no Brasil agora acumula 4,18% em 12 meses e segue abaixo do teto do Banco Central (BC) de 4,75%. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e ainda estão acima da expectativa do mercado de 0,55%.

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do mês de abril marcou os 0,53%, outro recuo em relação ao mês anterior (0,64%).

Haddad no Japão

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, participou de encontro de ministros das Finanças e banqueiros centrais do G7. O evento ocorre no Japão.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/07/Lead-Magnet-1420x240-1.png

O ministro brasileiro aproveita o encontro e tem conversa bilateral com a chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, para que ela interceda em favor do governo de Buenos Aires. O apelo vem após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se comprometer a tentar convencer o FMI a ajudar a resolver a situação econômica da Argentina.

Mercado Europeu

Nesta manhã, as principais bolsas europeias avançavam impulsionados pelo PIB sequencial do primeiro trimestre do Reino Unido que aumentou 0,1%. O mercado também repercute o balanço do Société Générale, que reportou lucro líquido de 868 milhões de euros no primeiro trimestre de 2023, pouco maior do valor apurado no mesmo período de 2022,de 821 milhões de euros.

Mercado asiático

Os principais índices asiáticos fecham majoritariamente em baixa. As bolsas repercutiram os dados mornos da economia da China em abril e preocupações com o risco de default nos EUA e bancos médios daquele país, após queda de mais de 20% do PacWest. Tóquio foi exceção na sessão asiática, ao fechar com alta de 0,90%. Veja mais:

  • Hang Seng: -0,59%
  • Taiex: -0,08%
  • Kospi: -0,63%
  • Xangai: -1,12%
  • Shenzhen: -1,12%

Semana temática

Hoje é o último dia da Semana de Imposto de Renda do Suno notícias, patrocinada pelo Grana Capital. Você pode encontrar todo o conteúdo neste link.

Acompanhe o Suno Notícias para saber mais sobre as repercussões como da Petrobras e o que mais acontece nesta sexta-feira.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/Ebook-Acoes-Desktop-1.jpg

Fernanda Bompan

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno