Agenda do Dia: Coaf, reforma tributária e acordo comercial EUA-Brasil

Os assuntos da Agenda do Dia desta terça-feira (20) prometem agitar o mercado interno e externo.

O governo decidiu transferir o Coaf para o Banco Central. Uma nova CPMF é discutida na Câmara junto a nova reforma tributária. Um cordo comercial entre EUA e Brasil não prevê o livre-comércio. Estas e outras notícias caracterizam a Agenda do Dia desta terça-feira (20).

A Agenda do Dia conta também com a notícia da grande saída de investimento estrangeiro na B3.

Confira os principais pontos da Agenda do Dia:

Transferência do Coaf para o Banco Central

Na última segunda-feira (19), o porta-voz do governo de Jair Bolsonaro (PSL), Otávio do Rêgo Barros, confirmou que o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) será transferido para o Banco Central. Atualmente, o Conselho se encontra no Ministério da Economia.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/10/a0b724cb-relatorio-banco-do-brasil-bbas3.png

De acordo com o jornal “Valor Econômico”, fontes do Palácio do Planalto informaram que a medida provisória para transferência do Coaf será publicada nesta terça-feira (20).

“[A transferência do Coaf] será por meio de MP […] O Coaf estará sob o guarda-chuva do BC transformando-se em uma unidade de inteligência financeira, gerenciada por funcionários desse órgão”, disse o porta-voz da Presidência.

Veja também: Lucro líquido do FGTS será destinado 100% aos trabalhadores 

Reforma tributária e nova CPMF

O governo começa a analisar mais de perto algumas matérias da reforma tributária. A ideia da reforma é incentivar o desempenho econômico do País.

Uma das principais discussões deve girar em torno de um imposto, parecido com a extinta CPMF, sobre operações financeiras.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/06/Banner-FIAGRO-4.png

Acordo comercial entre EUA e Brasil

O acordo comercial entre Brasil e EUA não deve incluir o livre-comércio em sua totalidade. Dessa forma, não aconteceria a retirada completa de tarifas e outros entraves entre os países, na sua forma tradicional.

Responsáveis pelas negociações do acordo comercial afirmam que não se tratam apenas de taxas, mas também de questões não tarifárias e de investimentos nos países. A integração da cadeia produtiva de aço e de peças de aviação até cooperação no setor do agronegócio são pautas em discussão.

Veja também: Reino Unido deve ter escassez de remédios e comida em Brexit sem acordo 

Baixa de investimento estrangeiro na B3

A queda no investimento de estrangeiros na Bolsa de Valores de São Paulo está perto de atingir a baixa registrada em 1996. Do primeiro mês deste ano até o dia 15 de agosto, o resultado obtido na bolsa ficou no vermelho em R$ 19,16 bilhões.

O cenário externo é o principal responsável por esta saída de investimento estrangeiro. A guerra comercial entre China e Estados Unidos, inclusive, tem grande peso sobre isso. Além disso, a nova crise politica econômica da Argentina também contribui para o atual momento da B3.

A Agenda do Dia da Suno mostra os principais acontecimentos que prometem movimentar o mercado durante o dia.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião