Aeroporto de Guarulhos será conectado à estação da CPTM com trilhos, com R$ 271,7 mi de investimentos

Em medida divulgada nesta quarta-feira (8), o governo federal firmou um aditivo com a concessionária que administra o aeroporto de Guarulhos (SP) para iniciar obras que vão conectar os terminais de passageiros do local à estação da Linha 13-Jade, da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

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A responsabilidade pela construção e operação do chamado automated People Mover será do GRU Airport, que opera o aeroporto de Guarulhos. A previsão é de que as obras comecem em janeiro e durem dois anos.

Segundo o Ministério da Infraestrutura, o transporte é 100% automatizado e prevê R$ 271,7 milhões de investimento.

Atualmente, esse acesso aos terminais é feito pelo modal rodoviário, ou seja, os usuários se deslocam da Estação Aeroporto da Linha 13-Jade, localizada no limite do sítio aeroportuário, até os terminais de passageiros de Guarulhos em ônibus oferecidos pela concessionária.

“Esse é o primeiro investimento obrigatório previsto em contrato de concessão no setor aeroportuário por meio de aditivo contratual. Esse instrumento vai possibilitar que parte da outorga que a concessionária do aeroporto pagaria à União seja usada na obra do People Mover, uma obra muito aguardada pela população”, disse o ministro da Infraestrutura, Tarcísio de Freitas, em nota divulgada pela pasta.

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Tempo de espera em Guarulhos será de seis minutos

Com o People Mover, o público fará apenas uma baldeação e será deixado na porta de cada um dos terminais de passageiros. Como o sistema tem capacidade para transportar 2 mil usuários por hora em cada direção, o tempo de viagem e de espera será de seis minutos, de acordo com o governo.

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Segundo o ministério, o modelo é baseado na tecnologia Aeromóvel, meio de transporte automatizado em via elevada exclusiva e segregada, que usa propulsão pneumática, sem motores ou transmissão embarcados.

O formato utilizado em Guarulhos resulta em baixo consumo energético e baixo custo construtivo por utilizar estruturas leves e esbeltas. Ele utiliza rodas e trilhos de aço, e sua propulsão pneumática é localizada fora dos veículos.

Com informações do Estadão Conteúdo

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Eduardo Vargas

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