Adidas fecha fábricas nos EUA e na Alemanha e transfere para a Ásia

A Adidas anunciou, nesta segunda-feira (11), que pretende fechar suas fábricas de tênis nos Estados Unidos e na Alemanha. A companhia alemã pretende transferir a produção para a Ásia.

De acordo com o comunicado publicado pela Adidas, a tecnologia que é desenvolvida nas fábricas com produção automatizada, conhecidas como “speedfactories”, será transferida para fornecedores no Vietnã e na China.

A empresa alemã informou que a transferência da produção para a Ásia é uma medida mais econômica. De acordo com a agência de notícias “Reuters”, a produção nos EUA e na Alemanha foi encerrada pois os custos nestes locais superaram o previsto.

A companhia salientou ainda que a alteração causará “melhor utilização da capacidade de produção existente e mais flexibilidade no design do produto”. Além disso, uma porta-voz da empresa comunicou que a decisão não está relacionada com a guerra comercial entre Estados Unidos e China.

Por conta do fechamento das duas unidades em abril do ano que vem, cerca de 200 postos de trabalho serão perdidos.

Resultados da Adidas no terceiro trimestre

No terceiro trimestre deste ano, a companhia alemã obteve queda de 2% em seu lucro líquido na comparação anual, que contabilizou 646 milhões de euros.

Leia também: União Europeia afirma que três listras não são exclusividade da Adidas

Mesmo com o resultado inferior, o montante superou as expectativas dos analistas que previam cerca de 635 milhões de euros.

Por outro lado, as vendas entre julho e setembro aumentaram quando comparado ao mesmo período do ano passado. O valor obtido por meio das vendas foi de 6,41 bilhões de euros no terceiro trimestre deste ano e 5,87 bilhões de euros no mesmo período de 2018.

As vendas na China subiram 11% no terceiro trimestre deste ano. Já na América do Norte, o aumento foi de 10%. Na América Latina, as vendas também avançaram 5%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/11/1420x240-Banner-Artigos-1-_-Banner-Matérias-1.png

O resultado positivo da Adidas foi impulsionado pelo aumento das vendas da marca Reebok e do segmento de vestuário. O setor de calçados não obteve alta significativa no período.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião

Receba atualizações diárias sobre o mercado diretamente no seu celular

WhatsApp Suno