Após queda dos últimos dias, vale a pena investir em Totvs (TOTS3)? Itaú BBA avalia que sim
As ações da Totvs (TOTS3) iniciaram a semana em forte queda, em meio a uma série de notícias que pressionaram os papéis. Somente nos últimos cinco dias, as ações acumulam uma variação negativa superior a 17%.
Nesta quinta-feira (5), as ações da Totvs chegaram a subir durante o início da sessão. No entanto, por volta das 16h30, as ações recuam 0,79%, a R$ 37,68, na contramão da variação positiva do Ibovespa.
Para os analistas do Itaú BBA, no entanto, o movimento de queda pode representar uma oportunidade para os investidores.
De acordo com a casa, a queda não está relacionada a uma piora nos fundamentos da companhia, mas sim a fatores externos, como saída de fluxo estrangeiro e reprecificação global do segmento de tecnologia.
Por que as ações da Totvs estão caindo?
O movimento de baixa das ações TOTS3 ocorre em um momento de forte correção das ações de software no exterior. O setor vem sendo reavaliado pelo mercado diante da percepção de que a inteligência artificial pode reduzir barreiras de entrada, pressionar margens e diminuir o chamado “prêmio de previsibilidade” dessas empresas.
Segundo o Itaú BBA, a recente queda das ações da SAP reforçou esse debate estrutural, tornando o cenário mais desafiador para companhias do setor, inclusive nos mercados emergentes.
“Nossa conclusão foi consistente: os fundamentos não mudaram, enquanto os fluxos internacionais e o sentimento global com software mudaram”, afirmam os analistas do Itaú BBA.
Além disso, segundo os analistas, o forte fluxo estrangeiro também adiciona uma volatilidade extra aos papéis da empresa. Isso porque a Totvs possui uma base acionária majoritariamente estrangeira, com cerca de 90% de seus acionistas vindo do exterior. Esse fator ajudou a sustentar o papel ao longo de 2025, período marcado por forte entrada de capital internacional na bolsa brasileira.
No entanto, com o aumento da aversão a risco, investidores globais passaram a reduzir exposição a empresas vistas como mais sensíveis ao debate estrutural envolvendo inteligência artificial.
Outro ponto destacado pelo Itaú BBA é o valuation. A Totvs iniciou 2025 negociando com um desconto relevante em relação a pares globais, mas esse diferencial se transformou em prêmio ao longo do último ano.
“A Totvs começou 2025 com um desconto de aproximadamente 30% e chegou a negociar com prêmio de cerca de 21% em janeiro de 2026”, apontam os analistas.
Afinal, vale a pena investir em TOTS3?
Para o Itaú BBA, a Totvs segue com recomendação outperform, equivalente à compra. A instituição financeira possui um preço-alvo de R$ 60 para os papéis TOTS3, o que representa um potencial de alta de mais de 57% em relação ao fechamento da última quarta-feira (4).