A Seguir: Reforma da Previdência, Desaceleração Global e Recorde de Investidores

O que deve movimentar a semana no Brasil

Com o fim das festividades de carnaval teremos uma semana “normal” a frente, ao menos do ponto de vista da quantidade de dias úteis de negociação na Bolsa, com potencial aumento de volume, que deve agora voltar ao normal, após a baixa durante o carnaval.

Do ponto de vista político, existem grandes expectativas para os avanços das negociações para aprovação das reformas necessárias para o país.


Reforma de previdência avança

Ontem (sábado) Bolsonaro e Rodrigo Maia se reuniram para discutir o avanço das reformas.

Veja mais: Reforma da Previdência: Bolsonaro e Maia se reuniram neste sábado 

No encontro Bolsonaro se comprometeu a atuar ativamente para acelerar o processo de tramitação da proposta, conversando com líderes da base de apoio e oposição para garantir que a aprovação ocorra no menor tempo possível.


Paulo Guedes apresenta novas medidas

Já Paulo Guedes, também deu declarações de que pretende enviar para aprovação diversos outros projetos chaves, como uma nova proposta de Pacto Federativo, e em breve simplificação do modelo tributário nacional.

O movimento como um todo é positivo, agora, resta acompanhar se os mesmos renderão frutos reais com o avanço das medidas necessárias.


Calendário econômico também é movimentado

No calendário econômico o movimento também é relevante ao longo dos próximos dias.

Além do tradicional Boletim Focus, dados sobre a Inflação, produção industrial, e vendas do varejo serão liberados nos próximos dias.

A começar pela inflação mensal e anual referente a janeiro que será anunciada na terça-feira (12). A expectativa é de uma alta de 0,2% na base mensal e um acumulado de 3.8% na base anual.

Já o índice de produção industrial que reflete o uso da capacidade produtiva nacional será liberado na quarta-feira (13) enquanto que o índice de vendas do varejo será anunciado na quinta-feira (14).

Ambos os índices refletem a situação da economia do ponto de vista mais puro, sendo conectados a produção e consumo reais, assim, a importância desses indicadores é alta, pois refletem o impacto real das medidas econômicas e suas consequências no país.


O que deve movimentar o mundo essa semana

Em nossa visão global os principais destaques continuam sendo divididos entre EUA e China.


Economia dos EUA gera expectativa

Após o anúncio do maior déficit comercial em um único mês desde 2008, os temores de uma desaceleração da economia americana seguem crescentes, assim a liberação de dados sobre Inflação e varejo são aguardados com ansiedade pelo mercado.

Veja mais: EUA registram maior déficit comercial em 10 anos 

No que se refere as vendas do varejo a expectativa é de que o resultado seja flat (variação muito baixa) em relação ao período anterior, porém, quando excluído o impacto do setor automotivo a expectativa é de uma alta de 0,4% contra uma queda de -1,8% no mês anterior.

A confirmação da alta nas vendas é importante, pois significa que a economia americana ainda tem força e segue o ritmo de crescimento contínuo.

Já a expectativa da inflação é de um aumento de 0,2% no mês, enquanto que na base anual a alta seja de 1,6%, em linha com o período anterior.


Dados da China também são aguardados

Já na China a expectativa fica com os dados sobre a produção industrial do país.

A expectativa é de uma alta de 5,5% o que significa uma desaceleração quando comparado com o período anterior onde a produção país cresceu 5,7%.

Também devem ser liberados dados sobre as vendas do varejo e investimentos em renda fixa no país ao longo dessa semana.

Os dados da China também são importantes, visto que recentes estudos mostram que o crescimento do país que tem sido um dos grandes motores do crescimento global nos últimos anos tem desacelerado, em parte pelo impacto da guerra comercial com os EUA.

Veja mais: China segue confiante em relação ao acordo comercial com os EUA 

João Vitor Chaves Silva

Compartilhe sua opinião