A Seguir: Polêmicas envolvendo a Família Bolsonaro e Tensão nos EUA e Europa

O que deve movimentar a semana no Brasil

Polêmicas na família Bolsonaro

Em meio as polêmicas envolvendo a família Bolsonaro na última semana, o cenário político volta à tona no Brasil.

A investigação iniciada pelo COAF apura depósitos feitos por Fabrício Queiroz, ex-funcionário de Flavio Bolsonaro (Filho de Jair) na conta de Michele Bolsonaro (Esposa).

Segundo Bolsonaro os depósitos fazem parte do pagamento de um empréstimo no valor de 40 mil feitos à Fabrício.


Boletim Focus liberado amanhã

Já no lado econômico alguns dados relevantes serão liberados nessa semana.

O primeiro deles na segunda-feira (amanhã) é o Boletim Focus, que compila as expectativas de mais de 500 fontes sobre importantes indicadores econômicos do país para os próximos meses e anos.


Posição em futuros do BRL

Dados sobre a posição em futuros do Real devem ser liberados também na segunda.

Uma posição vendida ou redução significativa na posição comprada, indica que o mercado está com perspectiva negativa para o real (e por consequência para a economia Brasileira).

Enquanto que uma posição comprada elevada ou ampliação significativa da mesma indica perspectivas positivas.


Taxa de juros também será anunciada 

Por fim, no dia 12 teremos anúncio da taxa de juros básica.

A expectativa é de que ela seja mantida no atual patamar de 6,5%.

Um aumento das taxas é negativo para o mercado de renda variável, enquanto que uma redução é potencialmente positiva, por impactar diretamente a taxa de desconto usada nos ativos e por consequência aumentar o valuation de preço justo.


O que deve movimentar o mundo essa semana

Guerra comercial segue relevante

No cenário global as relações entre EUA e China em meio a guerra comercial entre as duas potências continua sendo destaque.

Apesar do “acordo de cessar fogo” firmado entre os países na última semana durante o G-20, as incertezas sobre a capacidade de um acordo definitivo ser firmado dentro do período de 90 dias estabelecido durante as negociações geram preocupação.

A recente prisão de um executivo da Huawey no Canadá também contribui para aumentar as tensões na negociação.


Economia dos EUA é destaque

Ainda sobre os EUA, dados sobre inflação e varejo devem ser liberados nos próximos dias indicando o atual cenário do desenvolvimento econômico dos EUA.

Esses dados são importantes pois impactam diretamente a política monetária do país, podendo forçar o FED a reduzir ou acelerar o ritmo de alta dos juros, além de indicar se a economia continua ou não em ritmo de crescimento.


Situação política delicada na França

O cenário também segue incerto na Europa, com o avanço dos protestos dos chamados “Coletes Amarelos” na França.

A policia francesa informou que a partir de agora adotará medidas mais duras e uso da força contra os protestos que estão sofrendo uma escalada no nível de violência e depredação.

Tal posicionamento pode ter um impacto negativo forte para o governo de Macron que já vem sofrendo com queda em popularidade e suporte da população.


Perspectivas negativas para o Brexit 

Outro assunto relevante no velho continente é o Brexit.

Apesar de forte resistência no parlamento contra o atual acordo proposto, May insiste que a votação será realizada com o acordo atualmente proposto.

A expectativa é de que a votação acabe por decidir que o acordo não será aceito, culminando numa possível perda do posto de 1ª Ministra.

João Vitor Chaves Silva

Compartilhe sua opinião