A seguir: Intervenção na Petrobras e Resultados nos EUA

No nosso panorama o destaque fica para os possíveis desdobramentos da medida tomada por Bolsonaro na última semana a respeito da política de preços da Petrobras.

Bolsonaro admitiu que pretende cancelar o reajuste de preços anunciado pela Petrobras, trazendo à tona o fantasma do intervencionismo que havia sido criticado durante sua campanha.

Veja mais: Petrobras: Bolsonaro suspendeu alta do diesel por ‘bom senso’, diz Mourão 

A decisão por sua vez impactou negativamente as ações da empresa, que caíram cerca de 7% no último pregão, fazendo a estatal perder mais de 30 bilhões de reais em valor de mercado.

Veja mais: Ibovespa despenca 1,98% com queda das ações da Petrobras 

Vale ressaltar que o principal ponto da decisão não é a intervenção na política de preços em si, mas sim a imagem passada ao mercado, de que o posicionamento liberal do novo governo, não é tão liberal assim.

Além disso a decisão também coloca em xeque a permanência de Paulo Guedes no governo na visão de boa parte do mercado, visto que o mesmo já havia dito que não continuaria atuando, caso suas recomendações fossem ignoradas de forma recorrente.

Segundo alguns jornais, Guedes pretende conversar com Bolsonaro amanhã (segunda-feira) sobre a medida, enquanto que Bolsonaro pretende conversar com diretores da Petrobras sobre o motivo do reajuste acima da inflação projetada na terça-feira.

Enquanto isso, no cenário global vemos o início da temporada de resultados do 1º trimestre de 2019 nos Estados Unidos, e nessa semana já devemos ter dados de gigantes como Netflix, IBM e diversos grandes bancos.

Além disso, a China deve liberar dados sobre o PIB no 1º trimestre, informação ansiosamente aguardada pelo mercado que busca maior clareza sobre a real situação da economia do País, e indícios mais claros sobre a desaceleração ou não do gigante asiático.

Essa avaliação é especialmente relevante no momento em que o avanço das negociações sobre o fim da guerra comercial entre EUA e China finalmente parece estar acontecendo.

Nesse contexto, a situação econômica do país pode indicar o quão disposta está Pequim a aceitar os termos de Trump para o fim do embate, que vem causando impactos na economia global e tumultuando o mercado a vários meses.

João Vitor Chaves Silva

Compartilhe sua opinião