Segundo pesquisa, coronavírus pode ter começado a circular em agosto

A Escola de Medicina de Harvard, nos EUA, divulgou nessa terça-feira (9) uma pesquisa que indica que há a possibilidade do novo coronavírus (Covid-19) ter começado a circular na China em agosto do ano passado. A pesquisa se baseou em dados de sites de busca e em imagens de satélites referentes a padrões de visitas aos hospitais.

Entretanto, a porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China, Hua Chunying, declarou durante uma coletiva de imprensa: “acho que é ridículo, incrivelmente ridículo, chegar a esta conclusão com base em observações superficiais como volume de tráfego”, se referindo ao estudo. Vale destacar que o novo coronavírus foi identificado apenas no final de 2019.

O estudo utilizou imagens de satélites dos estacionamentos de hospitais localizados em Wuhan e de acordo com o levantamento “o tráfego acentuado nos hospitais e os dados de pesquisas de sintomas em Wuhan antecederam o início documentado da pandemia de SARS-CoV-2 [vírus causador da doença] em dezembro de 2019″.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro para trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

Apesar disso, a pesquisa indicou que não pode confirmar se o volume maior tem relação direta com a nova doença. Entretanto, completou destacando que “nossos indícios apoiam outros trabalhos recentes que mostram que a emergência aconteceu antes da identificação no mercado de frutos do mar de Huanan [em Wuhan]”.

Saiba mais: Coronavírus: The Lancet retira estudo sobre hidroxicloroquina

Já sobre os dados dos sites de busca, a pesquisa destaca que em agosto, foi identificado “um aumento peculiar nas buscas por diarreia que nem foi visto em temporadas de gripe anteriores nem se espelhou nos dados sobre pesquisas de tosse”.

Coronavírus pode ter surgido no sul da China

O estudo ainda salientou que os estacionamentos de hospitais no sul do país asiático apresentaram um aumento na ocupação em agosto do ano passado, e destacou que “estas descobertas também corroboram a hipótese de que o vírus emergiu naturalmente no sul da China e podia já estar circulando na época do foco de Wuhan”, se referindo ao coronavírus.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião