BNDES libera R$ 715,9 mi para CBA (CBAV3) modernizar produção de alumínio

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) aprovou um financiamento de R$ 715,9 milhões para a Companhia Brasileira de Alumínio (CBA). Os recursos serão destinados a investimentos na modernização do processo de produção de alumínio na Fábrica Alumínio, no município de Alumínio, São Paulo, e no aprimoramento da infraestrutura de logística no Pátio Santa Isabel, no município de Santa Isabel, em Goiás, para carregamento de bauxita da Unidade Barro Alto.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2026/02/Banner-Materias-01-Dkp-1420x240-Versao-Captura-antecipacao-pre-venda-png.webp

Os recursos foram aprovados no âmbito da linha BNDES Finem (Financiamento a Empreendimentos). O financiamento tem como objetivo melhorar a “eficiência operacional e reduzir impactos ambientais”.

“Com recursos da linha Finem, a CBA, empresa do portfólio da Votorantim , investirá em reutilização de insumos e recursos naturais, garantia de estabilidade da produção, modernização de equipamentos, além de melhoria da capacidade produtiva de produtos intermediários”, justificou o banco de fomento, em nota distribuída à imprensa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2026/02/Artigos-e-Noticias-Banner-Home-artigos-02-Desktop_-1420x240-1-png.webp

O projeto prevê a revitalização de fornos eletrolíticos, aperfeiçoamento no sistema de disposição de resíduos, aumento na capacidade produtiva da sala de pasta anódica, modernização do circuito fechado de águas e da infraestrutura logística para o transporte de bauxita.

“O projeto aprovado pelo BNDES reúne uma série de iniciativas que buscam o aumento da produtividade com a introdução de tecnologia mais limpa e eficiente, além da reutilização de água e uma nova solução logística que reduzirá significativamente as emissões de gases de efeito estufa”, declarou o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, na nota.

Com Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/04/1420x240-Planilha-vida-financeira-true.png

Tags
Redação Suno Notícias

Compartilhe sua opinião