Ouro volta a brilhar com Fed mais brando e acordo entre Trump e Xi Jinping

O ouro encerrou a sessão desta quinta-feira (30) em alta leve, enquanto investidores assimilavam a flexibilização de política monetária pelo Federal Reserve (Fed) e comentários moderados por parte do presidente do Banco Central americano, Jerome Powell. O acordo firmado entre Donald Trump e Xi Jinping na Coreia do Sul também ficou no radar.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2025/10/Artigos-e-Noticias-Banner-Home-artigos-01-Desktop_-1420x240-2-png.webp

Na Comex, divisão de metais da bolsa de Nova York (Nymex), o ouro para dezembro encerrou em alta de 0,38%, a US$ 4.015,9 por onça-troy. A prata encerrou em alta de 1,47%, a US$ 48,616 por onça-troy.

Apesar da concretização do corte de 25 pontos-base amplamente precificado pelo mercado, o metal – que se beneficia de taxas mais baixas por não ter rendimentos em juros – teve seus ganhos limitados pelas declarações em tom hawkish de Powell após o anúncio da decisão, colocando em dúvida nova flexibilização em dezembro.

Com a inflação ainda acima da meta nos EUA, a Harbor Capital, aponta que o ouro ainda é um importante investimento como forma de diversificação, já que “os riscos de inflação ainda são maiores do que têm sido nos últimos anos”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2025/10/Artigos-e-Noticias-Banner-Home-artigos-02-Desktop_-1420x240-1-png.webp

No noticiário do metal precioso, dados do World Gold Council apontam que a demanda pelo ouro atingiu a máxima histórica no terceiro trimestre de 2025. O aumento em comparação ao ano anterior foi de 3%. O valor da demanda cresceu 44% e também atingiu recordes.

“A perspectiva para o ouro permanece otimista, com a contínua fraqueza do dólar, as expectativas de juros mais baixos e a ameaça de estagflação podendo impulsionar ainda mais a demanda por investimentos. (…) Nossa pesquisa indica que o mercado ainda não está saturado e a estratégia de manter ouro permanece sólida”, pondera Louise Street, analista sênior de mercados da World Gold Council.

Investidores também acompanharam o encontro entre Donald Trump e Xi Jinping, que resultou na redução das tarifas aplicadas sobre a China pelos Estados Unidos.

*Com informações de Dow Jones Newswires.

Com Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2025/10/Artigos-e-Noticias-Banner-Materias-03-Desktop_-1420x240-1-png.webp

Tags
Redação Suno Notícias

Compartilhe sua opinião

A maior black friday da história da Suno está chegando!

INSCREVA-SE!